Depois de uma longa sessão a demonstrar opções de um programa de edição de vídeo não linear multipistas, peço aos alunos para fazer um test drive livre a partir de clips de som, vídeo e imagem que lhes tinha preparado antecipadamente. Uma das alunas começa logo a fazer-me perguntas. Então e a opacidade, onde é...? Hmmm.... diz, com ar intrigado. Mostro-lhe outras opções, como animar a posição e o foco de um objecto numa das linhas de tempo. Hmmm.... hmmm... ai posso? E faz este efeito...? Retiro-me para lhe dar espaço e apoio a outros alunos. Quando regresso, vejo-a a montar um vídeo com uma expressão intrigada, enquanto dizia para si isto tem possibilidades, tem tem...
São estes pequenos momentos que animam um professor, quando percebemos que o nosso trabalho conseguiu tocar um aluno, despertando-lhe o interesse para a descoberta, abrindo novos horizontes. É um pequeno fait divers, é certo, mas recompensa muito o trabalho de ensino. Em particular neste momento difícil que atravessamos, é bom saber que passo a passo, dia a dia, aula a aula se consegue despertar interesses e deixar crianças aprender com ar feliz.
Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário