quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Agenda


Ainda no arranque do novo ano lectivo, o 3D Alpha vai estar no dia 20 de Outubro em Ponte de Lima para dinamizar um atelier de criação de humanóides tridimensionais com o Avatar Studio no âmbito do evento A Viagem do ArteNauta: Contação de Histórias e Criatividade e a 28 de Outubro na Exponor para a Mostra de Projetos da 9ª edição do Prémio “Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho”. Quanto a projectos com os alunos... em breve iniciaremos experiências de animação misturando o real filmado e o virtual tridimensional animado. Para abrir o apetite, uma primeira experiência em Bryce de uma aluna de quinto ano.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Représentations Virtuelles


Ce seront les représentations virtuelles de l'homme dans l'ordinateur.

Textos de Bernard Weber para imagens remixadas de fotografia científica do INSERM e ilustrações clássicas de Júlio Verne, patentes no Instituto Franco-Português. FC com um toque de humor justaposta à realidade vista pelos potentes instrumentos científicos. A inauguração da exposição contou com uma muito interessante conferência do autor onde este nos falou da sua visão pessoal da Ficção Científica, da ficção de Verne, e mais em jeito de conversa, de outra reflexões sobre o futuro e a estrutura da humanidade.

E, cortesia das sincronicidades, a mais recente edição do Journal of Virtual Worlds Research já está online.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

TIC na Educação: 3D Alpha


Apresentação do projecto no XII Encontro TIC na Educação promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra. Se parece similar à minha apresentação de defesa de dissertação... é porque é uma versão redux modificada para a sessão. Não vale a pena reinventar a roda. A apresentanção foi interessante, mesclada por entre outras vertentes de utilização pedagógica das TIC, e assinalo algum interesse por parte de participantes que após o final me questionaram sobre as tecnologias e métodos utilizados.

A continuidade do projecto no 1º Ciclo ainda está incerta, devido à redução de crédito horário para a Coordenação PTE, cujas horas me permitiam intervir nas escolas básicas. De qualquer maneira, restam as minhas turmas curriculares para continuar a desenvolver trabalho. Pelo menos uma, de quinto ano, congrega alunos que já participaram no quarto ano. Vai ser interessante ver o que é que reteram das experiências e aprendizagens.