segunda-feira, 18 de julho de 2022

Lab Aberto BootCamp 2022

 

Entre os dias 14 e 17 de julho decorreu no Lab Aberto, Torres Vedras, o Boot Camp 2022. Um ponto de encontro de makers, fablabs, empresas e professores, sob o tema competências para a sociedade 5.0. Os participantes puderam interagir com um vasto leque de destacados makers e académicos europeus e americanos, sempre em ambientes informais de partilha aberta.

Da garrafa ao filamento, um projeto de reciclagem de plástico PET para produção de filamento para impressão 3D.


Scanners 3D profissionais da Isicom.


Estátua colaborativa de Nelson Mandela em construção.


Projetos do fablab Oficinas d'Almada.


Algoritmo de inteligência artificial do Open Bot em pleno treino.


Um Open Bot original.


Fazer, reciclar, criar.


João Simões e Ricardo Pereira, a afinar a máquina de produção de filamento.


Um computador portátil criado a partir de um Raspberry Pi, à venda na Mauser.


Introdução à Modelação 3D e pensamento computacional. Aquele workshop de sempre...


Costuras e circuitos no workshop weaRables de Núria Miguélez, do FabLab Leon.


Um Mandela quase pronto.


Scanners melhores que iPhone, e também mais caros.


Um Open Bot especial.


A montagem da estátua impressa em 3D de Nelson Mandela. Um trabalho colaborativo entre fablabs, makers e escolas que imprimiram as peças necessárias, coordenado por Nuno Gomes (XYZ Labs) e que contou com a ajuda adicional do fablab italiano WeDo na montagem final.


António Gonçalves e João Simões, os líderes do Lab Aberto, e organizadores deste Bootcamp 2022. Já a prepararem-se para 2024.



É, certamente, a imagem mais emblemática deste encontro, representando criatividade, espírito colaborativo, sentimento comunitário, e alguma sanidade duvidosa.


Como disse o sempre brilhante Ricardo José Pereira, que junto com o António “são as pessoas” Gonçalves, é dos meus senseis, guiding spirits e grandes professores Makers, isto é recarregar a força maker que nos vai na alma. Onde mais se reúne um professor de informática, uma jovem professora (eles existem!) de matemática, um animador extraordinário, e uma trabalhadora da aviação, para conversar sobre 3D na educação, a importância do criar, e as ligações da modelação 3D ao pensamento computacional , com este ex-professor de artes que se apaixonou pelos caminhos da informática?  Este foi o "meu" momento no Lab Aberto Bootcamp 2022, mas estes dias por Torres Vedras foram um furacão de aprendizagens. Até enfiei os dedos em pastas à base de algas, e fiquei apaixonado por uma forma giríssima de combinar microbit, animação  e sensores vinda da Finlândia.

(Um momento de orgulho pessoal: conhecer, finalmente, em pessoa Megumi Iwata, professora finlandesa que se dedica a investigar as possibilidades do pensamento computacional, e a primeira coisa que me disse foi ter ficado mindblown por uma sessão sobre modelação 3D, telemóveis e pensamento computacional que dinamizei no ano passado na Fab 16, e incorporou essas ideias no seu trabalho. Confesso, soube bem ouvir...)

Sem comentários:

Enviar um comentário