sábado, 17 de dezembro de 2011

Videopostais de Natal - Making Of

Foi a primeira vez que tentámos uma experiência destas, obrigando a um certo trabalho experimental a desbravar terrenos de actuação e a perceber como utilizar melhor as ferramentas para levar a cabo a ideia. Utilizou-se o Vegas Movie Studio HD para criar os vídeos, por dispor de ferramentas avançadas de edição vídeo multipistas. As imagens foram trabalhadas no Gimp e mensagens foram gravadas no Audacity.



Os alunos começam por desenhar cenários e elementos para animação em A3 ou A4. Têm de ser criadas duas folhas: uma para cenário e outra com elementos soltos. Para pintura recomenda-se canetas de feltro, que facilitam o tratamento posterior das imagens no computador. A pintura de grandes áreas não é necessária, estas podem ser preenchidas posteriormente no Gimp através do trabalho com camadas. Os fundos digitais podem ser cores sólidas, gradientes ou elementos clonados. É o caso do céu desta imagem. O aluno pintou a lápis de cor uma pequena parte do céu, sendo o restante pintado digitalmente com o pincel de clonagem do Gimp.

Os desenhos foram fotografados com uma máquina fotográfica digital (no caso, um tablet Galaxy). Para melhores resultados, recomenda-se que se tenha em atenção as condições de luz ambiente.


Na edição de imagem, o primeiro passo é corrigir cores, luminosidade e contraste com a ferramenta de curvas. Em seguida trabalham-se fundos. A imagem de cenário pode ser gravada como JPG.


Se se estiver a processar um elemento a animar é preciso adicionar um canal alfa (transparência) e eliminar tudo o que não for necessário com a ferramenta de corte livre em modo poligonal. Este é um processo que se pode tornar moroso, particularmente se o elemento tiver muitos pormenores. O formato de imagem recomendado para gravar com transparências é o PNG.


Não é possível fazer a gravação de som em sala de aula em condições perfeitas. Após gravar voz, recomenda-se a utilização da ferramenta remove noise do Audacity para eliminar ruídos. Utilizámos o WAV como formato de exportação.


É uma recomendação que parece óbvia, mas convém sublinhar. Facilita o trabalho se os ficheiros pertencentes aos diferentes alunos estiverem organizados em pastas por aluno. Para cada um cria-se uma pasta que reúne ficheiros jpg, png e wav.


A vantagem de se utilizar um editor de vídeo não linear sobre o instalado habitualmente no sistema operativo Windows é a capacidade de criar e editar múltiplas pistas de vídeo, permitindo jogar com sobreposições de clips de vídeo. O MovieMaker apenas permite justaposição sequencial de clips. Para criar os postais animados em vídeo vamos tirar partido da sobreposição de clips e movimentos de pista.


A animação de pistas de vídeo é feita no editor a que se acede clicando num ícone ao lado do número da pista. Deslocando o cursor da linha de tempo podemos modificar o tamanho, posição e rotação da pista de vídeo criando chaves de animação. O truque está em utilizar imagens com fundo transparente e através dos movimentos atribuídos à pista de video criar a ilusão de animação. O programa também permite adicionar e editar clips de texto e aplicar efeitos especiais.


Outra vantagem do Vegas é a possibilidade de criar vídeo em HD. Na renderização final tiramos partido dessa opção.

Metodologia:
- criar desenhos para cenário e elementos a animar;
- digitalizar ou fotografar os desenhos;
- editar as imagens para corrigir cores e criar transparências;
- gravar audio;
- editar vídeo, aplicando efeitos de movimento às diferentes pistas.

Para terminar, uma nota sobre temporização. Iniciámos o processo de concretização deste trabalho um pouco tarde em relação ao número de aulas disponível. Por isso, os alunos não tiveram a oportunidade de eles próprios aprenderem a editar as suas  imagens no Gimp e o vídeo no Vegas. Estas actividades foram feitas em aula com os alunos, tendo eles visto como se faziam, mas perdeu-se a experiência de aprendizagem de colocar nas suas mãos estas ferramentas. Um pormenor que será corrigido numa outra experiência similar, com outro tema de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário