quinta-feira, 9 de junho de 2016

And The Oscar Goes To...


Este é o projecto que tem ocupado as nossas impressoras nos últimos dias. Um pedido das directoras de turma de nono ano, para os alunos finalistas deste ano. Não todos, ser-nos-ia impossível, mas para os que mais se distinguiram nas diferentes disciplinas. O tema do baile de gala de finalistas do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro são os óscares, e o trofeu tinha de ser a condizer.


Apesar da regra que as TIC em 3D têm no uso da impressora - só se imprime modelos criados por nós ou pelos alunos, nada descarregado da internet, também não vale a pena inventar o que já existe. Adaptámos um modelo de estatueta de óscar encontrada na Autodesk 123D. Curiosamente, é um modelo menos comum do que imaginava. A mesh era muito fina, com uma superfície muito lisa, e utilizámos o Meshlab para aplicar reduções de mesh e dar ao nosso óscar um ar mais digital.



Em seguida, o Sketchup entrou ao serviço para fazer a base. O lettering das disciplinas foi feito no Inkscape (com a opção text on path para curvar as palavras). Para o logótipo da escola reutilizámos um STL nosso. O Tinkercad foi a ferramenta escolhida para montar todo o modelo, concebendo suportes e encaixes para os elementos da peça..



Não ficámos contentes com a primeira versão impressa. Verde e laranja são as cores da escola, branco a que fazia mais justiça ao óscar. O resultado final não convenceu. O óscar precisava de algo mais elaborado. Uma razia às arrecadações de Educação Visual e Tecnológica deu-nos a resposta: tintas de de spray. O primeiro teste foi com spray prateado, e funcionou muito bem.


Com um pouco de polimento, daria para ter uma superfície mais lisa. O tamanho original, 70 mm, também não nos satisfez, e os finais foram impressos a 100 mm.



Com algum polimento e várias camadas de tinta prateada, o aspecto melhorou. De tal forma que na E-Tech perguntaram se tínhamos impresso o óscar prateado com filamento de metal.


Onze óscares (um por disciplina, incluindo, como não poderia deixar de ser, as TIC), onze bases, onze logótipos. As nossas impressoras não têm descanso. Cola de acrilatos junta todo o conjunto.

Este tipo de projectos são um mimo para a comunidade de professores e alunos que nos apoia. De que nos serve ter acesso a esta tecnologia se não pudermos fazer algo de inesperado? É também um bom desafio mental, melhorando as nossas técnicas de impressão e acabamento de peças. Quando nos iniciámos nestas andanças estávamos longe de pensar que lixas, limas, colas de acrilatos e tintas de spray iriam ser tão importantes.

1 comentário: