quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Vemo-nos em setembro?


"Quando estás empenhado no que fazes, nunca páras, realmente". Uma conversa que recordo do meu primeiro ano de serviço, resposta perfeita de uma colega de EVT ao meu resmungo que naquelas que seriam as minhas primeiras férias de natal, não iria fazer nada relacionado com escola. "Vais ver", continuou, "estás num centro comercial, passas por uma montra e pensas que ideia gira de decorações para fazer com os alunos... é sempre assim, estamos sempre a pensar no que fazer". Foi um de muitos exemplos, que mostram que em certos tipos de trabalho não há, de facto, pausas. Mesmo que pareça.

Há sempre uma parte do cérebro a trabalhar, atenta a pistas, a guardar fragmentos de ideias para futura referência. O lado criativo não inclui um conveniente botão para ligar e desligar. As actividades de ócio, o ler, viajar, visitar museus, frequentar espectáculos, sentar na escuridão da sala de cinema, ver, a simples dérive em espaços urbanos, o espaço de ideias que se abre enquanto, ao volante, contemplamos na velocidade o asfalto que risca a paisagem.

É com este espírito que vamos entrar em pausa. Depois de um ano lectivo exigente e desafiante, com um crescendo de solicitações e projectos, na véspera de mais um ano que se antevê manter o nível de exigência, de exploração de projectos e aprofundamento das aplicações da impressão 3D e makerspaces, é hora de abrandar. Fazer a pausa estival, recuperando energias para mais e novos desafios, alimentando a criatividade com aquilo que o cérebro precisa para gerar mais ideias.

Vemo-nos em setembro?

Sem comentários:

Enviar um comentário