sábado, 19 de dezembro de 2020

Tutorial Pocket Code: Movimentos com Deteção de Toque

 Já sabemos que podemos controlar os movimentos dos atores no Pocket Code com os vários blocos de movimento, e que o bloco Planar permite que se alterem os valores do tempo, e das coordenadas. Agora, vamos aprender a mover atores nos programas desenvolvidos no Pocket Code usando o toque no ecrã do telemóvel.


Aqui, são usadas as posições de toque para definir as coordenadas X e Y (coordenadas cartesianas) do ponto para onde queremos que se desloque o ator.

Sensores de Toque

Primeiro, vamos definir o movimento: usamos o bloco When Scene Starts para iniciar a ação, e um ciclo para sempre (Forever), dentro do qual vamos inserir o bloco Planar. Em seguida, tocamos nos valores de X ou de Y para editar a fórmula.



No editor de fórmulas, tocamos na opção Dispositivo para aceder aos sensores do telemóvel ou do tablet.


Em seguida, temos de selecionar os sensores de Deteção de Toque que se aplicarem ao projeto. Neste, usamos os sensores stage touch x para definir a coordenada X, e stage touch y para definir a coordenada y. Com isto, conseguimos que o nosso ator se mova quando tocarmos no ecrã, para o ponto onde o toque foi detetado.

Outros Sensores

Podes usar outros sensores que detetem valores de posicionamento X e Y. Por exemplo, os sensores de deteção de rosto detetam as coordenadas X e Y de um rosto detetado pela câmara.


Com este código, sempre que o telemóvel detetar um rosto, o personagem vai para as coordenadas dadas pela câmara. Ou seja, podes controlar um personagem com a tua cara.

Sem comentários:

Enviar um comentário