sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Olá, novo ano letivo!

Hora de boas vindas aos novos alunos de 5º ano. E, para o fazer, nada como tirar a poeira ao Espantador de Crianças (e Adultos Também), uma brincadeira tecnológica com microbits e leds. Um dia, deixo aqui as instruções de como o fazer.


 Creio que é importante causar uma primeira impressão diferente, fora de formalismos, a mostrar que a tecnologia em TIC serve para despertar a criatividade e não apenas como ferramenta de apoio. Se despertar olhares inesperados e sorrisos às crianças, objetivo cumprido, diria.


@archizer0 Primeira aula de TIC? É para espantar, recorrendo à ajuda do Espantador de Crianças (e Adultos Também). #microbit #coding #proftok #teachertok ♬ There Is a Light That Never Goes Out (2017 Master) - The Smiths

O gadget em si não é complexo, trata-se de uma placa microbit ligada a uma expansion board da bitmaker, que permite ligar componentes com fichas grove. Liguei-lhe um sensor de ultrassons, uma led ring da Adafruit, e um ecrã de dígitos. A programação é simples, com base nos dados do sensor de ultrassons, o ecrã mostra a distância em centímetros, e as cores do led ring mudam conforme as distâncias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário