domingo, 13 de outubro de 2024

Instantes

 

Recomeçar as lides de formação: Programação no Ensino Básico, na ANPRI, com a companhia de uma nova mascote de robótica criativa.

Recomeçar as atividades do clube de robótica, este ano de regresso ao Centro de Recursos. Aproveitando para restaurar o Ottoky, cuja carenagem original impressa em 3D estava danificada. Já se tinha impresso nova peça, mas não tinha ainda havido tempo para desmontar e voltar a montar o Ottoky.

Os novos membros do clube iniciam as atividades, programando o nosso cão-robot XGO.

Recebemos os LED, e estamos a começar a experimentar com o material chegado. Os desafios são muitos, e boa parte do que recebemos está muito desajustado das nossas necessidades, vai ser dificil tirar partido dele. Estes kits microbit são um exemplo disso - material de marca branca, sem documentação nem ideias. Com tantas possibilidades vindas de fabricantes como a SEED Studios, Kitronik ou Elecfreaks, que disponibilizam shields, sensores, atuadores e outros meios, bem como um imenso manancial de ideias para projetos, wikis e documentação, a seleção de material do Estado Português por um kit genérico que só é implementável por professores ligados ao lado mais profundo da eletrónica. É o que dá, quando as decisões de tecnologia pedagógica saem dos gabinetes e não da experiência no terreno.

Metendo o Ottoky a andar, enquanto os novos alunos do Clube aprendem a dominar o robot Micro Maqueen.

Até dezembro, às quintas feiras, hora marcada ao fim da tarde para mais uma formação de Capacitação Digital Nível III, com o objetivo de desafiar fora da caixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário