terça-feira, 15 de maio de 2012

Workshop abc3D

 Vamos dar asas ao VRML/X3D?



O workshop abc3D: introdução ao 3D genérico/VRML/X3D em contextos educativos decorreu no dia 12 de maio no âmbito das Jornadas de Conteúdos Digitais Educativos, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Nesta concorrida sessão, abordámos as utilizações de VRML/X3D, falámos um pouco sobre estas tecnologias e foram demonstradas aplicações e mundos virtuais. Os participantes tiveram oportunidade de experimentar o Avatar Studio e levaram consigo um pacote de aplicações e tutoriais para exploração profunda.

Entre os participantes encontravam-se docentes de diversas áreas, que tiveram aqui uma necessariamente curta introdução ao VRML/X3D. Duas horas são muito pouco tempo para estas abordagens, e assinala-se que alguns manifestaram vontade de formações mais elaboradas sobre este tema.

Quanto à sessão em si, após uma curta exposição sobre VRML/X3D, aplicações e ferramentas de trabalho os participantes depressa esgotaram a experiência do Avatar Studio e começaram a questionar o que mais fazer, como ir mais longe com esta tecnologia. Foram momentos intensos, onde não houve tempo para um registo da sessão. Felizmente a organização tinha fotógrafos destacados para o efeito.


Hora de uma pequena confissão: foi a primeira vez que experimentei desenvolver um workshop destes. Mais do que ensinar, aprendi. Percebi, por exemplo, que é possível ir mais longe e mesmo atendendo à curta duração destas sessões se poderia ter experimentado outros softwares. Notei uma grande curiosidade sobre o como construir mundos virtuais no Vivaty Studio. Outra observação, pertinente, prende-se com a vontade dos utilizadores de emebeberem conteúdo VRML/X3D em páginas web de forma simples. Tudo coisas a levar em conta se conseguir dar continuidade a estas iniciativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário