quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Projectos Multimédia - 8.º A (3D).


Este castelinho foi a melhor surpresa nos trabalhos criados em Sketchup. As alunas responsáveis estavam sem ideias no início do trabalho mas acabaram por se entusiasmar e criar um modelo simples, coerente e encantador.


Este trabalho é aparentemente simples. Se o produto final parece pequeno, note-se que oculta diversos detalhes e um interessante sentido de espaço.


Um dos problemas do Sketchup é o fácil acesso às bibliotecas de componentes, modelos 3D de aplicação fácil. É algo que desencorajo, porque o objectivo é estimular os alunos a criar e o risco de inutilizar um projecto por excesso de aplicação de modelos externos é considerável. Além disso é demasiado fácil perderem-se a aplicar modelos pré-feitos e descurarem a exploração individual.


Confesso que este projecto me deixou um pouco desiludido. Esperava mais das alunas que o criaram. Não é um projecto fácil de concretizar, mas poderia ter sido levado mais longe.


Para terminar, um daqueles trabalhos descrevíveis como "menor esforço possível". Nem sempre se chega a todos, há alguns alunos cujos horizontes são outros e que não conseguimos motivar. Isso é natural. Uma das características que nos distingue é a enorme diversidade de interesses e possibilidades. Mas há que sublinhar que o esforço para entregar um trabalho final, cumprindo o que foi pedido, foi conseguido. Esse é outro dos objectivos desta abordagem, que no fundo é um objectivo elementar em qualquer nível de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário