terça-feira, 12 de janeiro de 2016

TIC em 3D

O projeto As TIC em 3D aborda a criatividade no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, focando-se no estímulo à aprendizagem de ferramentas de modelação e impressão 3D, programação e edição vídeo pelos alunos para posterior aplicação em projetos interdisciplinares, que recorram a estas ferramentas para aplicar aprendizagens curriculares de diferentes áreas disciplinares na construção de produtos multimédia. Ao longo dos anos, no âmbito deste projecto têm sido desenvolvidas atividades de produção de vídeos, criação de mundos virtuais tridimensionais, aplicações de realidade aumentada, filmes de animação 3D, modelação e impressão 3D por alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo. As intervenções decorrem quer no espaço curricular das TIC quer em intercâmbio entre diferentes disciplinas.

Este projeto aposta na divulgação e valorização externa da imagem do Agrupamento, participando regularmente em congressos académicos, eventos oficiais de divulgação de experiências inovadoras do uso das TIC na Educação e formação de professores. Participa regularmente em concursos e projetos, dos quais se destacam as participações na inicativa Ciência na Escola, dinamizada pela Fundação Ilídio Pinho, em que um dos projectos desenvolvidos mereceu atribuição de menção honrosa. A longevidade, caráter inovador, abrangência e historial do projeto As TIC em 3D motivaram a distinção com o prémio Inclusão e Literacia Digital na categoria Projetos Altamente Meritórios, na primeira edição deste prémio atribuído pela Rede TIC e Sociedade e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O que são as TIC em 3D? Uma candidatura do Agrupamento a uma iniciativa levou-nos a sintetizar o que somos, fazemos e pretendemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário