Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
quarta-feira, 6 de julho de 2016
Workshop Fab@rts
É simples, é um princípio. Decorreu ontem na sala de informática da EB1 da Venda do Pinheiro o primeiro workshop no domínio do projecto Fab@rts: O 3D nas mãos da Educação. Participaram cerca de dezasseis professores de diferentes áreas disciplinares, que tiveram aqui o seu primeiro contacto com a modelação e impressão 3D. O grande objectivo desta sessão foi despertar a atenção dos docentes para o potencial desta tecnologia, desafiando-os a ter ideias sobre como a poderão utilizar nos seus contextos específicos.
Apesar do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro dispor de duas impressoras 3D, uma adstrita às TIC/Projecto TIC em 3D, e outra ao Fab@rts/Centro de Recursos, falta ainda fazer o trabalho de divulgação junto dos nossos docentes. Parte deles já conhece e está habituado às actividades com impressão 3D, mas falta dar o necessário passo seguinte. Explorar o potencial desta tecnologia implica colocá-la nas mãos dos docentes, despertando-lhes a atenção, e desafiá-los a encontrar a sua faísca, o seu ponto de entrada que permita dinamizar actividades pedagógicas com esta tecnologia. Uma coisa é falar em abstracto do que é possível, outra é concretizar. Por cá, temos alguma experiência, mas demasiado restrita ao âmbito das TIC e das artes. Há que divulgar e desafiar outras áreas disciplinares.
O workshop foi leccionado em conjunto pelos professores coordenadores/dinamizadores das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e Projecto TIC em3D.
A primeira boa surpresa foi a adesão dos participantes. Não esperava tantos, alguns muito insuspeitos. Tivemos cerca de dezasseis participantes, do primeiro ao terceiro ciclo, e vontade expressa por muitos outros que se tranquilizaram ao saber que este é o primeiro de uma série de iniciativas. Participantes que, sem experiência prévia de modelação 3D, se afadigaram a experimentar o Tinkercad, esforçaram-se por criar um objecto, e tiveram o prazer de o ver ser impresso durante o evento.
Minto, claro. Tenho ainda uns sete ou oito objectos para imprimir. Uma hora de impressão num workshop de três não dá vazão às encomendas.
Outro ponto interessante foi o permitir validar o conceito de abordagem nestes momentos. Isto é uma área nova, e trabalhamos sem referentes. Como é que se aborda? Quais são as metodologias mais adequadas? Penso que o carácter tangível da impressão 3D é mal servido se nos centrarmos unicamente nas perspectivas teóricas e possibilidades, com contemplação do funcionamento da máquina. É um princípio, mas temos que investigar e perceber como melhor transmitir o potencial desta tecnologia, focalizado nos contextos educativos. Outro elemento estruturante recai sobre a percepção que se a capacidade de descarregar modelos 3D para imprimir é importante (especialmente no contexto de disciplinas tradicionalmente mais teóricas), o verdadeiro potencial desta tecnologia só se revela quando aprendemos a modelar em 3D e seguramos nas nossas mãos os objectos que criámos.
O esquema que temos seguido até agora envolve um primeiro contacto com a impressora e seu modo de funcionamento, seguido de exploração teórica, finalizando com uma experiência prática de modelação 3D em Tinkercad. Este novo esquema, que queríamos experimentar no workshop previsto para Ílhavo (que não se realizou por doença minha), permite aos participantes aprender em 3D e terminar o workshop ou com o objecto na mão, ou pelo menos com a promessa da sua entrega.
A estrutura segue este esquema:
- Introdução à modelação 3D em Tinkercad, com um desafio específico de modelação simples. O porta-chaves personalizado, simples e individual, funcionou muito bem (cerca de uma hora).
- Exploração do lado técnico da impressão 3D: funcionamento e manutenção da impressora; preparação de impressão; técnicas de impressão 3D (cerca de trinta minutos, iniciando a impressão dos modelos produzidos na primeira parte).
- Abordagem às possibilidades e potencialidades da impressão 3D, definindo a tecnologia, experiências em contexto educacional, e condicionantes técnicas (tempo restante).
- Divulgação de repositórios digitais de conteúdo 3D (tempo restante).
O conceito funcionou, ficando validado. Na próxima sexta-feira, no workshop que será desenvolvido no XVI Encontro das TIC na Educação, vamos testar novamente e afinar a metodologia.
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