sábado, 25 de agosto de 2018

3DC.io Education


Tive acesso à versão educacional do 3DC.io, aplicação de modelação 3D para dispositivos móveis que, no meu ponto de vista, é das melhores que existem para 3D no ecossistema Android. A Formit, um verdadeiro Sketchup móvel, deixou de ser suportada e a Onshape é excelente, mas demasiado complexa para a maioria dos utilizadores. A superioridade do 3DC é um pouco por defeito, não há muitas aplicações de 3D no ambiente Android, esta distingue-se pela sua simplicidade, consistência e potencial.

A primeira coisa que notei ao arrancar a app foi o fundo, um azul claro que substitui o preto da app tradicional. Resolve o que para mim é um dos problemas da app, o fundo escuro dificultava um pouco a visualização e, em projeção, tornava alguns elementos quase invisíveis. O fundo claro resolve isso (no que toca à projeção, só poderei testar quando regressar à escola), mas cria um outro problema. Lá iremos.

Dois pormenores no arranque: nesta versão do 3DC.io não há ecrãs de login, e o espaço de partilha/galeria desapareceu. São opções que respeitam o RGPD, garantindo o anonimato dos utilizadores e criando ambientes de trabalho seguros. É de recordar que esta app se destina a crianças e jovens, não é um jogo, é uma ferramenta, e os espaços de partilha social levantavam algumas questões de privacidade ou comportamentos menos aceitáveis por parte de alguns utilizadores. Desconheço se a equipa de desenvolvimento vai manter as galerias na versão não educacional.


A primeira experiência com o interface foi um pouco lenta, manipular figuras no espaço 3D arrastava-se bastante. Não me surpreendeu. 3D requer potência computacional. O meu tablet tem 2gb de RAM, e mesmo assim arrasta-se nesta app (um destes dias tenho de o deixar cair estrategicamente no chão, para justificar o upgrade para um equipamento com 4gb, que já estão no mercado a preços razoáveis.

No entanto, é muito fácil acelerar o 3DC.io. Basta ir às definições no menu, e desligar o modo de alta qualidade. Visualmente, não notamos a diferença, mas a fluidez de trabalho dispara.


A explorar o menu, deparei com duas novas opções de importação/exportação. O 3DC.io Education funciona localmente, todos os ficheiros são gravados na memória interna do dispositivo, e os projetos podem ser exportados em OBJ e STL. As duas novas opções prendem-se com gestão de sala de aula. Imaginem um grupo de alunos com acesso a tablets que não são deles (comum, no caso do meu clube de robótica ou salas de aula do futuro). Podem desenvolver um projeto em múltiplas sessões mudando de tablet, uma vez que podem importar e exportar o projeto do 3DC para serviços de cloud computing.

É útil? Claro. Recordo que um dos problemas que tinha com esta app no clube de robótica era quando os alunos não encontravam o tablet onde tinham estado a trabalhar na sessão anterior. Em ambientes BYOD também é útil como forma rápida de partilhar projetos. Faz sentido. Quando quero imprimir em 3D projetos criados pelos alunos, prefiro analisar o ficheiro do 3DC.io do que confiar no STL, procurando erros de modelação ou volumetrias muito finas. Esta exportação resolve a forma rudimentar como fazia isso: pedia aos alunos para exportar o projeto para a galeria, enviando-me o url, para que eu posteriormente os localizasse e importasse para o meu tablet. Cansativo, não?

Há outra forma de dar a volta a isto, envolve usar um explorador de ficheiros para aceder à pasta do android onde o 3DC.io guarda os seus ficheiros. Nesta versão edu, a exportação/importação em cloud resolve isso.


Não há novidades nas ferramentas de modelação do 3DC. Continuamos a dispor de primitivos, ferramenta de desenho (as crianças adoram!) e texto. Seria muito interessante que esta app incluísse uma ferramenta de revolução, permitiria um salto qualitativo nas possibilidades criativas.


Exportar imagens, OBJ ou STL invoca as opções de partilha do nosso tablet, Dropbox ou email são para mim as ferramentas de eleição. Não verifiquei, ainda, se o 3DC assume o nome do projeto ao gerar o ficheiro exportado ou se mantém como a app não educacional, que renomeia os ficheiros 3D para "project". Algo que parece inócuo, até se perceber o complicado que é gerir um grupo de alunos, querer saber a quem pertence o projeto, mas todos os nomes de ficheiro são iguais.


Recordam-se de ter dito que o fundo de cor clara era uma melhoria, mas dava origem a outro problema? Ora cá está ele. O código de cores do 3DC mantém-se, cor sólida para a forma que estiver selecionada, transparente para as restantes. Este branco transparente em fundo claro pode complicar um pouco o trabalho de modelação em modelos mais complexos, no entanto, não creio que seja um fator que dificulte muito o fluxo de trabalho na app.


O 3DC.io Education não é uma versão freemium, e o preço é muito acessível, 3,99€. Vale a pena o investimento, dá-nos acesso às ferramentas de texturização com imagens, dando mais possibilidades de trabalho. 


Não foi preciso muito para criar uma cena convincente no 3DC.io Education. O carro fui buscá-lo à minha biblioteca do 3DC.io tradicional (as duas apps não comunicam entre si, mas na opção de importação podemos explorar as pastas do nosso sistema Android). O resto foi experimentar as texturas. Pormenor curioso: as texturas estão dependentes da cor sólida do objeto, se aplicarmos uma textura a um volume e depois lhe alterarmos a cor sólida, a textura final assume a textura e a cor. Também podemos importar fotos da biblioteca do nosso dispositivo. Assim de repente, lembrei-me que se poderia criar um pequeno museu virtual de trabalhos dos alunos, fotografando desenhos para serem incorporados como texturas em formas dentro do 3DC.io, com modelação de espaços (também serve para história de arte, ou ciências, entre outras possibilidades) (sintam-se à vontade para aproveitar a ideia).


Nota final, pessoal: passei boa parte de um encontro de professores organizado pela ANPRI a modelar uma nave espacial vagamente inspirada nos Eagle da série Space: 1999 (soa mal, mas sou daquelas pessoas que gosta de ter os dedos ocupados enquanto presta atenção a palestras). Foi divertido entrar na página da Playstore da 3DC.io Education e dar com esse meu projeto mostrado como um exemplo do que se pode modelar com esta app.

Sem comentários:

Publicar um comentário