sexta-feira, 27 de julho de 2018

Projeto 3Digital


O Projeto 3Digital é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) nas áreas da modelação 3D e da realidade virtual. A participação no projeto implica que os/as alunos/as concebam e desenvolvam projetos, orientado/a por um/a professor/a de informática, ou por uma equipa de professores, desde que coordenada por um professor de informática, durante o ano letivo 2018/2019, na área da modelação 3D ou da realidade virtual.

Com a homologação das aprendizagens essenciais do Ensino Básico, a disciplina de TIC encontra novos desafios e espaços de atuação. No sétimo ano, a modelação 3D torna-se parte do currículo da disciplina de TIC. Com o projeto 3Digital pretendemos dar sentido a esta área e desafiar os docentes a tirar partido da modelação 3D como tecnologia integradora de experiências interdisciplinares. O potencial visual e multimédia das tecnologias 3D adapta-se com facilidade a projetos temáticos, que requerem a articulação  de diferentes áreas do conhecimento.

Neste primeiro ano  do concurso 3Digital, escolhemos como tema o Património, alusivo ao ano internacional do património.  Desafiamos os participantes a partilhar connosco as suas interpretações do património local, utilizando a modelação 3D para recriar e contextualizar monumentos, edifícios ou espaços de interesse histórico das regiões onde vivem. Participem, e levem-nos a descobrir o património histórico local num concurso a nível nacional.

Podem concorrer grupos de alunos do ensino básico e secundário, em duas categorias: modelação 3D e realidade virtual (não imersiva). Podem ser utilizados softwares comuns de modelação 3D e criação de ambientes de realidade virtual, gratuitos e acessíveis via web, ou em tablet ou computador. Antes de mais, este é um desafio à criatividade, levando os alunos a descobrir o poder da modelação 3D não através da exploração metódica de software, mas da criação de projetos significativos.

Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas no 3D e multimédia. Estamos a trabalhar com empresas e entidades parceiras para poder atribuir um conjunto significativo de prémios.

Desafiamos os docentes de TIC a estimular a criatividade e o conhecimento do património local, articulando com outras áreas disciplinares para tirar partido do potencial do 3D.

Visitem a página 3Digital da ANPRI para mais informações e conhecer o regulamento. Aguardamos as vossas inscrições!

Sem comentários:

Enviar um comentário