quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Codeweek 2018


E esta semana foi dedicada a... horas do código. Com os alunos de quinto ano, um grupo com que está a ser um enorme e gratificante desafio trabalhar. Há programa definido, mas não há guiões ou receitas, tem de se começar do zero, e isso é muito, muito divertido.

Estamos ainda no arranque da disciplina TIC, que na nossa escola funciona em modo quinzenal, com desdobramento com Cidadania. Em breve, um desdobramento que se tornará parceria, assim que os alunos desenvolvam competências elementares e se possa avançar para trabalho de projeto.


É nessa fase em que estamos, e nada como começar com um pouco de introdução à programação. Aproveitar o evento Codeweek (para o qual não houve tempo de inscrever a escola), e usar os jogos da Hour of Code para aprender... brincando, mas pensando muito.

Os telemóveis andam muito demonizados, e este ano optámos por incentivar mais o seu uso na sala de aula. Nesta atividade, foram essenciais. A escolha entre dispositivo móvel e desktop ficou a cargo dos alunos. O problema destas aulas? Temos cinquenta minutos para introduzir os conceitos elementares de algoritmo (sempre com um aluno a ser "controlado" por pseudo-código que mostra as sequências e ciclos), e depois começar a aprender informalmente com os desafios HoC. Quando chega o final da aula, há alguma dificuldade em convencer os alunos a parar os desafios, e sair da sala...

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