domingo, 21 de outubro de 2018

Perspective Backwards: De DaVinci aos Drones


Ontem passei pelo Lab Aberto e deparei-me com esta fantástica impressão. O modelo foi criado usando fotogrametria, uma elegante técnica de digitalização 3D que permite extrair e concatenar informação espacial a partir de múltiplas fotos, e gerar uma malha poligonal. Há um projeto por detrás disto, mas ainda é prematuro falar dele. Esta, claramente, foi obtida por fotografia aérea com drones.

Mais à noite, numa das minhas leituras, dou com isto:

"About this Leonardo wrote :

If you draw the plan of a square (in perspective) and tell me the length of the near side, and if you mark within it a point at random, I shall be able to tell you how far is your sight from that square and what is the position of the selected point. You must proceed as follows: Produce oh and de to intersect inf. This point/gives you the height of the eye. If you wish to know the distance, draw the division an and the line eg. Its inter-section with gf gives the distance point. Then join the marks a, r, s, t, e, to the point f and to the point g. Scale your drawing and you will see the position of your point marked at random in the square. 

This is a very early example of the science of photogrammetry, which was developed early this century to elucidate true information from photographs — that is, to work perspective backwards. (Booker, 1963)"

O Leonardo a que o autor se refere é esse mesmo, o Da Vinci. O parágrafo descreve uma técnica de desenho em perspetiva. O livro chama-se A History of Engineering Drawing e foi um daqueles achados felizes num alfarrabista. Não me interesso especialmente pelas engenharias, mas interessa-me muito a história da evolução da perspetiva, e, curiosamente, ando farto de procurar literatura especificamente sobre esse tema em vão. Fiquei surpreendido por descobrir este tomo empoeirado esquecido nas prateleiras de um alfarrabista em Óbidos, e ao abri-lo perceber que tem muito do que eu quero descobrir: a história da evolução da perspetiva.

Pode parecer estranho, andar dedicado ao digital e preocupar-me com uma técnica clássica de desenho. Notem que tem tudo a ver, a perspetiva (linear e outras) está na génese das técnicas de modelação 3D e impressão 3D. Na medida que a tecnologia avança, creio que é importante manter visíveis as suas origens, o como se chegou onde chegámos. Nesta frase fiquei surpreendido pelo seu sincronismo: segurar uma impressão 3D de uma paisagem digitalizada por fotogrametria ao fim da tarde, dar com uma definição com quinhentos anos da técnica num livro editado em 1969 mais à noite.

Booker, P. (1963). A History of Engineering Drawing. Londres: Chatto & Windus.

Sem comentários:

Enviar um comentário