quarta-feira, 24 de julho de 2019

We Are The Builders: Nefertiti


Não podíamos deixar de terminar o ano letivo sem um último projeto público das TIC em 3D/FabArts: participar na construção do busto de Nefertiti gigante, que irá ser construído pelos We The Builders no meet Fab 15, que irá decorrer no Cairo.


Tivemos sorte. A parcela que nos calhou é identificável. As impressoras do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro imprimiram uma parte do olho daquela que é considerada a mais bela mulher do mundo egípcio antigo. Um pouco do AEVP (28 gramas, para ser rigoroso) vai ficar pelas terras do Egito.


Para além de divertido, é um projeto muito apropriado, uma espécie de devolver de uma preciosidade egípcia ao Egito. O busto de Nefertiti, uma das obras icónicas da antiguidade, reside em Berlim e dificilmente será devolvido ao país de origem. Foi digitalizado por ativistas do património digital, precisamente como forma de sublinhar o cooptar das antiguidades pelas instituições museológicas ocidentais. Não vamos lá estar... (I wish!), mas a nossa contribuição irá a caminho junto da representação do LabAberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário