quinta-feira, 18 de julho de 2019

Projetos Finais de TIC - 7.º F: OSOS


Projeto: O Lixo na Escola




Perante a inauguração do Parque Desportivo, Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, situado ao lado da escola da Venda do Pinheiro, os alunos depressa se começaram a deparar com problemas de má utilização. Especificamente, queixaram-se do lixo espalhado por um parque ainda novo: beatas em zonas desportivas, dejetos caninos, outras situações. O objetivo deste projeto foi o de desafiar os alunos a encontrar soluções para consciencializar os utentes do parque a melhorar os seus comportamentos.

Keywords: 3D, vídeo, multimédia, Impressão 3D
Learning Objectives: Utilizar ferramentas de edição de vídeo e modelação 3D.

Feel:

Chuva de ideias: Quais os problemas que afetam a nossa comunidade? Os alunos foram desafiados a olhar para a sua comunidade local, identificando problemas. Estes foram registados em post-its, afixados para exploração.





O passo seguinte foi selecionar qual seria o grande tema da turma, através de uma votação. A decisão recaiu sobre os maus comportamentos no parque desportivo e ecológico. Finalizada esta fase, os alunos foram desafiados a criar soluções para consciencializar os utentes deste espaço, podendo escolher uma de três abordagens tecnológicas: criação de vídeos; criação de imagens; prototipagem de mobiliário urbano com modelação e impressão 3D.

Imagine

Da problemática apontada, partiu-se para as soluções. Cada grupo decidiu que tipo de solução seria mais adequada para consciencializar os utentes dos cuidados a ter com o parque. Alguns propuseram redesenhar o mobiliário urbano, tornando-o mais apelativo. Outros, por criar produtos multimédia para despertar a atenção dos utentes.





Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a área curricular de cidadania e desenvolvimento.

Create

Na fase de criação, os grupos trabalharam com modelação 3D ou edição de vídeo nos projetos que propuseram.

Partilhamos aqui alguns dos trabalhos.








Share

Na fase de partilha, foram impressos em 3D os melhores projetos concebidos pelos alunos, e publicados os vídeos de consciencialização.

Projetos impressos em 3D:






Projetos em Vídeo:


Este ano, arriscámos participar no projeto OSOS, Open Schools for Open Societies. Como não poderia deixar de ser, adaptando as estruturas de um projeto virado para a intervenção social e cidadania dos alunos às nossas investigações sobre 3D e multimédia na sala de aula. É de ressalvar que este trabalho foi feito em condições complexas: TIC quinzenal, com cinquenta minutos e um número total de aulas que não passou de 15; e com uma das turmas que revelava mais problemas disciplinares (o que, em si, é uma excelente razão para avançar com projetos na área da Cidadania). O projeto finalizado está disponível no Portal OSOS.

Foi estreia neste projeto, e ficou o bichinho. Sabemos que não trabalhamos no sentido estrito da framework OSOS, mas estas iniciativas assentam como uma luva no nosso objetivo primordial: usar tecnologias digitais como ferramentas de expressão criativa, inseridas em projetos significativos. Ficou o bichinho, e para o ano voltaremos a levar pelo menos uma turma para este tema. Desta vez, com robótica ou programação de objetos tangíveis, pode ser?

Sem comentários:

Enviar um comentário