quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Semana da Ciência


No fim de semana passado o desafio partiu da ANPRI: participar nos workshops e mostra de projetos da Semana da Ciência de Torres Vedras, que decorreu no LabCenter.


Os participantes e organização ficaram confusos. Recusei uma sala de informática para desenvolver os workshops de modelação 3D, Porquê? Porque cada vez mais aposto na mobilidade, e acredito que os dispositivos móveis são o futuro da computação pessoal (embora pense que não irão substituir por completo outras soluções). Além disso, que melhor forma de combater a demonização do telemóvel na educação do que mostrar que pode ser uma ferramenta de expressão criativa?



Entre os telemóveis dos alunos das escolas e alguns tablets do AE Venda do Pinheiro, as crianças descobriram que eram capazes de desenhar em 3D com os seus dedos. E o ar de descrença dos professores transformou-se em sorriso, ao ver os seus alunos a mostrar capacidades inesperadas.



Em paralelo, foram desenvolvidos workshops de robótica com o Anprino e outros equipamentos. Como sempre, os Anprinos capturaram o coração das crianças.





No sábado, o átrio do Lab Center albergava uma exposição aberta a todos, onde se mostravam os projetos de robótica da escola de S. Gonçalo, o Lab Aberto (com o projeto Arte Transformer), a biblioteca municipal de Torres e a ANPRI. Realidade aumentada, robótica com Anprino e Dash and Dot, programação tangível com MakeyMakey e ainda alguns objetos impressos em 3D estavam em destaque.


Fiquei ainda mais fã dos projetos do Arte Transformer. Estas máquinas de pintura são incríveis.


Para terminar, mais um workshop de 3D, desta vez aberto ao público em geral. Sempre a mostrar o que se pode fazer com dispositivos móveis, usando o Onshape para mostrar o limite superior (começar por desenhar um quadrado que se transforma numa esfera surpreende todos), e o 3DC.io para perceber que a iniciação ao 3D é simples e divertida.

Os desafios da ANPRI não se recusam, porque a partilha e aprendizagem é sempre fantástica. Não pude acompanhar o Lab Aberto nesta iniciativa, mas haverá outros momentos para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário