segunda-feira, 8 de junho de 2020

Desafio Final de TIC

Desafio Final de TIC

Resumo:


Chegámos ao fim de um longo processo, em que foram desafiados a aprender coisas novas, e a apropriarem-se do mundo das tecnologias. Mas ainda vou lançar mais um desafio.
O desafio é... olhar para o futuro. É muito importante olhar em frente, tentar imaginar o que está para lá do horizonte. Especialmente nestes dias em que convivemos com o inesperado e com o medo.
O vosso desafio final é imaginar como será o mundo no futuro. Como serão as casas e os carros? As roupas, as modas, as ruas? Como viveremos? Como será a tecnologia do futuro? 
E, a partir da vossa ideia, criar um projeto, que pode ser feito usando o meio e tecnologia que preferirem
Para ajudar à inspiração, uma imagem retro-futurista do ilustrador de ficção científica Robert McCall.

Como  fazer? 

Este desafio é de resposta aberta. Cada um terá a sua ideia ou abordagem peesoal. E, por isso, cada um poderá responder da forma que quiser. Aqui, o que conta é a vossa imaginação. Imaginem futuros. Não tenham medo se acharem que a vossa ideia é muito simples, quero ouvi-la, e fazer uma exposição com os projetos que realizarem.
Como podem fazer? Usem o que acharem mais interessante. Podem fazer em desenho, no papel ou no telemóvel, tablet ou computador. Podem criar um texto, escrito no caderno e fotografado, ou escrito num processador de texto. Podem criar uma apresentação com imagens. Podem criar um jogo ou uma história com programação. Podem criar um modelo 3D. 
Escolham a forma que preferirem.

Dicas:

Para quem quiser experimentar desenhar em suporte digital, sugiro procurar aplicações para telemóvel ou tablet:  Playstore - Apps de desenho.
Agora, é dar asas à vossa imaginação.


Extra

No desafio anterior, na videoaula, falámos um pouco de inteligência artificial e mostrei-vos algumas aplicações web que nos permitem experimentar alguns algoritmos desta tecnologia que já faz parte do nosso dia a dia. Ficam aqui, para quem quiser experimentar:
Talk to Transformer - Escreve textos automáticos a partir de algumas palavras.
https://talktotransformer.com/
NVidia Playground - Acede à GAUGan, que nos permite pintar livremente, com a Inteligência Artificial a gerar imagens combinando fotos com o nosso input.
https://www.nvidia.com/en-us/research/ai-playground/
Autodraw - desenhamos, e o algoritmo tenta adivinhar o que queremos desenhar.
Artbreeder - combinamos "genes" e a inteligência artificial gera imagens surreais.
Deep Dream Generator - enviamos imagens para esta aplicação, e escolhemos que algoritmo aplicar, e ela vai ser transformada para mostrar a imagem tal como a Inteligência Artificial imagina que ela é. E podemos ir mais fundo, com resultados visualmente interessantes.
https://deepdreamgenerator.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário