segunda-feira, 6 de junho de 2022

Festa no Parque e Maker Faire Galicia

 

Em deslumbre, pela Realidade Virtual.



Neste fim de semana, estivemos presentes na iniciativa Festa no Parque. Organizada pela Câmara Municipal de Mafra, comemora o Dia da Criança com dois dias cheios de atividades no Parque Desportivo de Mafra. Foi um dia de contacto com a comunidade local, representando a nossa escola no evento. 


Em evidência estiveram os projetos do Clube de Robótica, cujos alunos dinamizaram este espaço. Mostramos robots, arte luminosa com LEDs programáveis, e impressão 3D.


Aproveitámos para reavivar os projetos de Realidade Virtual na educação, que ficaram em suspenso durante os tempos pandémicos. Este foi o projeto mais concorrido pelos visitantes, que quiseram experimentar a imersão nos espaços virtuais com uma das muitas atividades que podiam experimentar nestes dias.





Cremos ser importante o estar presente em momentos destes. Fazemos parte desta comunidade, e assim damos um contributo para que o trabalho da escola saia de dentro do espaço escolar, para que as pessoas descubram o que se faz na escola. 

Um momento destes não seria possível sem os nossos alunos, que estiveram, como sempre, à altura do desafio. Temos um agradecimento muito especial aos seus pais e encarregados de educação, que se disponibilizaram para nos ajudar com os transportes. É um privilégio, podermos trabalhar com um grupo destes.


Mas os caminhos do Clube de Robótica, neste fim de semana, não passaram só por Mafra. Também estivemos presentes, virtualmente, em Santiago de Compostela, representando a nossa escola na Maker Faire Galicia. Infelizmente, não pudemos estar presentes na apresentação de projetos educativos, que decorreu na sexta-feira, ao mesmo tempo que por cá decorriam as provas de aferição. Mas nos restantes dias da Faire, ligamo-nos a Santiago via livestream, podendo os visitantes da Faire galega interagir com a nossa representação.


Fiquem a conhecer o nosso espaço virtual aqui:  Maker Faire Galicia - LCD AEVP, bem como o vídeo de apresentação. Este ano, com o regresso do presencial, a componente online foi menos concorrida, e daí o desafio que a organização do evento nos lançou: em 2023, estarmos presentes em Compostela. Tentaremos corresponder.

Sem comentários:

Enviar um comentário