"Ah, é assim, eu uso o gemini para estudar. Peço jogos das matérias, para me ajudar a aprender, e depois jogo".
Espreito a lista de projetos no Gemini do aluno, à espera que me mostrasse os expectáveis jogos que eles adoram criar e afinar no chatbot. Começo a ver títulos como "o jogo dos reis de Portugal" ou "jogo das ciências". Mostra me lá isso, pedi, curioso.
Ou seja, este miúdo de dez anos gera jogos didácticos com ajuda da IA para lhe facilitar o estudo e memorização. Claro que lhe fiz a ressalva das questões de fiabilidade da informação, mas é de admirar esta postura criativa.
Confesso que nestas semanas tenho tido pouco tempo para acompanhar os alunos que diariamente enchem o espaço da sala LED, e o vibe coding tem sido uma bênção para mim, eles continuam motivados, criativos e contentes. Eu nem por isso, porque não estamos a explorar robótica ou placas, mas voltaremos a ter tempo (espero) para isso. Para ter a maior abertura possível aos alunos, já são praticamente oito horas semanais para isto, que saem de créditos horários, te ou das horas de almoço, que para demasiados alunos são o único tempo possível para poderem experimentar e criar com tecnologia no espaço LED. Em momentos como o da preparação de provas digitais tenho que dar prioridade a questões administrativas que me sendo desagradáveis, faço com a consciência de serem fundamentais para garantir condições de igualdade e equidade para todos os alunos. O giro é que as dezenas de alunos que frequentam as atividades do clube de robótica percebem isso, e não desmotivam.
Não resisto a uma charge (expressão antiga que significa picadela satírica): estão a ver todos aqueles exercícios de marketing empresarial que prometem tutores de ia ou plataformas de ensino personalizado? Se prestarem atenção às ferramentas que já temos ao nosso dispor, vão reparar que não precisam de um intermediário pago (ou gratuito, com o preço dos vossos dados pessoais), como bem mostra este exemplo criativo do meu aluno, que vou aprofundar. Já se sabe: a IA é uma excelente ferramenta para quem exerce a sua inteligência natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário