sábado, 22 de fevereiro de 2014

TIC em 3D: Capturar o real


Dois grupos de alunos de turmas de 7.º e 8.º ano estão a participar no D3Mobile em TIC, com desafios que captura e digitalização 3D de objectos físicos. Utilizam-se fotografias e a magia dos algoritmos de stitching por detrás do 123D Catch da Autodesk. O primeiro desafio era digitalizar um telemóvel em 3D e ambas as equipes o cumpriram.


A Team AEVP1 aproveitou um intervalo de aulas para experimentar o processo e a Team AEVP2 conseguiu realizar o desafio em sala de aula, o que abriu espaço para outras experiências. A primeira equipe é constituída por alunos de 7.º ano e a segunda por alunos de 8.º


Capturar o real através da fotografia digital e transformar em 3D é uma actividade muito intrigante. Há o deslumbre de recriar e rever o real transformado numa mesh 3D com textura, a magia do algoritmo que transforma uma sequência de fotos num objecto tridimensional, e as novas possibilidades estéticas, quase cubistas, trazidas pelas imperfeições na conversão para 3D.


É um sentimento estético que se nota nesta imagem, de uma captura 3D realizada por uma aluna de 8.º ano. O objectivo era testar a digitalização de um rosto, que implicar tirar um elevado número de fotos à roda do busto. O algoritmo interpretou correctamente as formas do rosto mas como as fotos incluíam muitos elementos de fundo repetidos tentou extrudir o cenário circundante para 3D. A sala de aula ganhou uma nova dimensão, de estranhas deformações e seres fantasmagóricos,  capturando e fixando momentos fugazes numa ilusão de tridimensionalidade. Gosto particularmente dos alunos fantasmagóricos que se debruçam sobre o seu computador.

O D3Mobile é um concurso internacional de modelação 3D, captura 3D e metrologia organizado pela Universidade de Santiago de Compostela/Uscan3D, Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia, Centro Espanhol de Metrologia e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. Os modelos que estamos a capturar e processar podem ser visualizados na nossa página do Sketchfab ou no perfil do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro na Autodesk.

Sem comentários:

Enviar um comentário