segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

TIC 8.º A - Projectos Finais (Mundo Virtual)


A entrar na reta final de publicação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos neste semestre de Tecnologias de Informação e Comunicação. Termino esta turma com um pequeno mundo virtual, criado por um aluno. Para o fazer teve de conjugar edifícios criados em Sketchup, veículos em Doga, modelos humanos no Avatar Studio e um céu no Bryce.

(Ufa. Acho que não me esqueci de nenhum programa.)


Trabalhou imenso, com particular cuidado no trabalho de modelação arquitectónica. A igreja está um mimo, cheia de detalhes a pedir ainda mais pormenores. Podem visualizar este modelo na nossa página do Sketchab. Do meu ponto de vista é um trabalho fantástico, desenvolvido com enorme esforço e empenho que ultrapassou as horas de aula por um prometedor e talentoso aluno de catorze anos.

Ele, tal como outros alunos, costuma vir visitar-me nos intervalos à sala que alberga a infraestrutura de servidores que acabei por eleger como gabinete de trabalho. Tenho a porta sempre aberta quando por lá estou e já perdi a conta às vezes que expliquei, pacientemente, para que serve cada um dos equipamentos que atravanca a sala. Até dos projectores de slide esquecidos na prateleira mais próxima do tecto.

Hoje confessou-me que do que tinha gostado mais em TIC era construir aqueles mundos. E ainda bem, disse-lhe. Daí não vem mal ao mundo. Enquanto uns gostam de modelação arquitectónica ou criar ambientes em 3D outros preferem a linguagem do vídeo ou a programação. É uma manifestação da diversidade do espírito humano e, modéstia à parte, o reconhecimento desta diversidade é um dos princípios da abordagem que faço ao currículo.

Não, não me esqueci. Claro que deixar a hiperligação para o mundo virtual. Caveat lector: para visualizar e interagir em 3D só funciona com o Internet Explorer e requer a instalação do plugin BS Contact. Eu sei, que trabalheira, mas a tecnologia de base destes mundos virtuais partilhados já é antiga, baseada em VRML/X3D a correr em servidores de chat 3D multi-utilizador Blaxxun/AbNet. Um dia, talvez mais cedo do que espero, poderemos mostrar estes trabalhos em WebGL nativo no browser mantendo a interactividade. Se se atreverem, visitem o mundo tf8AJEstudante. Só pela igreja vale a pena a visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário