sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Instantes


A acelerar para atingir velocidade de cruzeiro neste ano letivo.


Em TIC, os alunos do primeiro semestre estão a ter a sua primeira experiência de modelação e impressão 3D, aprendendo a criar no Tinkercad.


A nova sala de TIC tem o gabinete de trabalho PTE mesmo ao lado. Agora é fácil integrar a impressora 3D nas aulas. Torna-se possível os alunos criarem um modelo 3D na sala de aula e ir imprimi-lo logo a seguir.


Entretanto, as atividades do Clube de Robótica estão a recomeçar. Reunimos os alunos participantes no ano passado para estruturar projetos e combinar horários. Agora abrimos a novos alunos.


Este ano, vamos apostar noutra dimensão: tabletop games. Talvez consigamos criar um jogo... com imaginação e impressão 3D.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Fórum Fantástico 2017 - Workshops TIC em 3D


De 29 de setembro a 1 de outubro, estaremos na edição de 2017 do Fórum Fantástico, que irá decorrer no espaço da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras. Com um programa muito abrangente, conta com uma grande diversidade de atividades que irá mexer com todos os espaços da biblioteca. A edição deste ano de uma das mais antigas e persistentes convenções dedicadas à Ficção Científica e Fantástico traz muitas novidades e uma aposta decisiva de crescimento. Para além do tradicional programa de painéis e apresentações, conta com um extenso programa de atividades paralelas, com workshops destinados ao público infantil ou aos participantes do Fórum, feira do livro dinamizada pela Leituria, com presença da Saída de Emergência, Dr. Kartoon e Editorial Divergência. A Liga Steampunk de Lisboa associou-se à organização deste evento, sendo responsável pela quarta edição da EuroSteamCon portugal, integrada na programação do Fórum.

 

As TIC em 3D também estão envolvidas. Ficámos encarregues de produzir os Prémios Adamastor de carreira, este ano entregues aos escritores João Barreiros e Luís Filipe Silva. Um projeto que já tínhamos criado em Tinkercad para distinguir o realizador António de Macedo, agora impresso em duplicado para os recipientes do prémio neste ano. Utilizámos filamento PLA Traffic Red e uma impressora 3D BEEINSCHOOL.

No sábado, em conjunto com José Brito, especialista em modelação de kits e dioramas, vamos dinamizar uma sessão de Impressão 3D para Jogos de Tabuleiro

Neste workshop os formadores irão abordar técnicas de modelação e impressão 3D, e técnicas de preparação de peças para jogos de tabuleiro. Para quem quiser construir os seus próprios elementos de jogo, a modelação e impressão 3D são hoje um recurso a considerar. Conhecedores de técnicas de modelação 3D poderão criar e personalizar os seus próprios modelos. Para os que não dominem técnicas de modelação, as comunidades e repositórios online disponibilizam gratuitamente modelos de personagens, veículos, elementos arquitetónicos e outros que podem ser utilizados na construção de dioramas ou tabuleiros de jogo. Tocaremos nos seguintes tópicos: Demonstração de modelação 3D; Técnicas de impressão 3D; Pesquisa em repositórios; Técnicas de preparação e pintura de peças.

No domingo, o público-alvo são as crianças, com o workshop Vamos Imprimir um Robot?

E que tal aprender a criar um robot? Neste workshop, vais aprender a utilizar um programa simples de modelação 3D onde podes criar tudo o que a imaginação te ditar. Em seguida, vais utilizar uma impressora 3D para transformar o teu desenho num objeto que vais segurar nas tuas mãos!

O workshop Vamos Imprimir um Robot desafia os participantes a descobrir o mundo da impressão 3D. Propomos uma atividade simples, modelar um robot, como forma de aprender a modelar em 3D utilizando aplicações simples (Tinkercad). Em seguida, ressalvando-se algumas condicionantes de tempo, os modelos 3D criados serão impressos nas impressoras 3D do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, cedidas para esta atividade.


Nota biográfica do formador: Acometido por uma estranha epidemia, há alguns anos que Artur Coelho só consegue ver o mundo como conjuntos de formas, superfícies e vetores. Suspeita-se que seja efeito secundário do derretimento numericamente controlado de termoplásticos. Fica perplexo sempre que lhe recordam que vive no século XXI, mas não pode marcar férias na base lunar. Entretanto, leciona bits e átomos no AE Venda do Pinheiro, onde gere os sistemas digitais e coordena o projeto As TIC em 3D.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Tutoriais 3D em vídeo


Aproveitando o mooc Disciplina TIC: Aprendizagens Essenciais da ANPRI, no âmbito do qual dinamizaremos a sessão sobre edição de imagem, vídeo e 3D, estamos a organizar um conjunto de tutoriais vídeo sobre aplicações de modelação 3D.


Para já, Tinkercad e 3DC.io são as abordadas, mas com algum tempo poderemos colocar vídeos sobre outras. Estes tutoriais, procedimentais, replicam a abordagem introdutória que fazemos ao 3D quer em sala de aula quer em sessões de trabalho e formação, quer demonstrando as aplicações quer mostrando o passo a passo de pequenos projetos introdutórios.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Recomeçar.


Recomeçar. Em aceleração com dois workshops de impressão 3D, para públicos distintos.


Domingo, dia 10, estivemos presentes na Spring It Con 2017. Este evento reuniu no espaço do Instituto Superior Técnico fãs de mangá, cosplay, tabletop games e cultura geek em geral. Quem nos conhece sabe o quanto estes ambientes nos inspiram, e um convite da organização era irrecusável.


O desafio era mostrar a impressão 3D como ferramenta para cosplay. Foi uma sessão concorrida, que ultrapassou o número de participantes inscritos (cerca de dezasseis). Não nos centrámos muito na questão de partida, acabámos por fazer uma sessão mais generalista. Deste evento partiram mais alguns desafios, que a seu tempo revelaremos.


Nem houve tempo para retirar a impressora do beepack. Dia 12 rumámos a Vila Franca de Xira, para participar nas V Jornadas Pedagógicas de Vila Franca de Xira. Novamente, sala cheia para uma manhã de partilha dentro da estrutura de trabalho do projeto Fab@rts.


Os objetivos passavam por mostrar o potencial pedagógico desta tecnologia, com especial incidência na modelação, e as suas vertentes de interligação com as Bibliotecas Escolares, foco principal do projeto Fab@rts. Esta sessão foi conjunta com a coordenadora do Centro de Recursos Poeta José Fanha, com o qual desenvolvemos este projeto.


Se um workshop de impressão 3D já é por si exigente e intensivo, este foi-o ainda mais e senti que os objetivos não foram atingidos, embora os formandos não o tivessem notado. Os comentários pós-sessão incluíram muitos temos que nos meter nisto da impressão 3D. Entre o lado técnico, a modelação 3D, os impactos da manufatura aditiva, potencial pedagógico, papel das bibliotecas escolares e novas literacias (como os espaços maker), as habituais três horas de sessão tornam-se demasiado curtas e o workshop transforma-se uma longa palestra. Tenho de encontrar uma melhor estratégia para este tipo de sessões.

Neste arranque de ano, o esforço recaiu sobre a impressora Beeinschool. Depois de um mês parada, voltou à carga em força, com estas sessões de formação, impressão de peças para os robots Anprino, e testes de preparação dos workshops do Fórum Fantástico. A fiabilidade do equipamento dá-nos a confiança de saber que estes desafios correm bem.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Concurso Kit Pedagógico Anprino


O projeto Robot Anprino divulgou a lista de escolas contempladas no âmbito do Kit Pedagógico Robot Anprino. Foram selecionadas cinquenta, de entre mais de duzentas escolas que se candidataram. A concurso estiveram projetos de clubes de robótica, e atividades no domínio das disciplinas de TIC e Informática.

Não foi uma escolha fácil. A grande maioria dos projetos que se candidatou a receber um robot Anprino é promissor, revelando um enorme dinamismo nas escolas. Muitos são de implementação de clubes de robótica, outro sinal positivo no sentido da acessibilidade equalitária da informática criativa. Garantir a maior acessibilidade possível das tecnologias digitais aos alunos é tarefa fundamental na escola pública, não pode ficar a cargo das empresas que se movem na área da aprendizagem da programação ou venda de equipamentos. É um esforço que tem de partir de todos nós, que trabalhamos diretamente nas comunidades. Se as entidades privadas são excelentes parceiras, pela sua natureza não garantem a abrangência desejável, a necessária igualdade de oportunidades para os alunos. Não é por acaso que o lema do projeto Anprino é que nenhuma criança fique para trás.

O Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro é uma das entidades parceiras deste projeto de robótica de baixo custo, baseado em Arduino e Impressão 3D, apoiado pela Fundação Gulbenkian, tendo participado no júri de seleção dos projetos apoiados neste concurso.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Falhas no FormIt em Android 6.0


É sempre bom iniciar um novo ano letivo, cheio de desafios em 3D, descobrindo que deixámos de poder contar com uma das nossas principais ferramentas. A versão Android do Autodesk FormIt, uma das pouquíssimas apps de modelação 3D para tablets, tem um bug que a impede de funcionar devidamente. Após atualizar tablets para a versão 6.0 do sistema operativo, a app FormIt deixou de visualizar no seu interface linhas de grelha e arestas. Ao abrir projetos já elaborados, apenas vemos as formas em cor sólida, e tentar criar um novo projeto crasha o programa.

Coloquei esta questão nos fóruns da Autodesk, e para grande surpresa minha obtive resposta da empresa, que me informou que não tinham planos para atualizar a app Android. Não é uma boa notícia. O mundo da modelação 3D em Android é reduzidíssimo e perder mais uma app restringe o que se pode fazer. Os nossos alunos aderiram bem ao 3DC.io, mas a modelação por primitivos tem limites. O FormIt permitiria ir mais longe... se não tivesse deparado com este problema. Por enquanto, ficamos restritos ao 3DC.io para avançar o foco do projeto Fab@rts, que recorre aos tablets para estimular a modelação 3D.

Apesar destes percalços, ainda acreditamos que o futuro do 3D passa pelo mobile. A quantidade de apps de modelação disponível em iOS, as possibilidades da realidade virtual aumentada nas frameworks da Google mostram isso.