sábado, 24 de fevereiro de 2018

Workshop 3D - Viv@cidade


Nesta sexta, o desafio foi de dinamizar uma sessão de introdução ao 3D no espaço Viv@cidade Escolhas, destinado aos jovens utentes deste projeto de intervenção social no âmbito do programa Escolhas.


A primeira surpresa foi este fantástico cartaz que fizeram para anunciar a sessão. Está fantástico!


Levámos a impressora Beeinschool para dar aos utentes o seu primeiro contacto com esta tecnologia.


Bem como alguns objetos demonstrativos do que se pode fazer com esta tecnologia.


Aprender um pouco de Tinkercad? Foi este o desafio aos jovens desta zona carenciada, sujeita às problemáticas económicas e sociais das periferias urbanas. Estiveram à altura do desafio, e ainda conseguimos imprimir alguns dos primeiros trabalhos dos participantes na sessão.


Na sessão mostrámos os processos de impressão 3D, e como modelar utilizando Tinkercad, Sketchup Free e 3DC.io. Pelas impressões que fomos trocando ao longo da sessão com a monitora responsável pela área digital, esta nova aprendizagem vai ser brevemente utilizada no CoSpaces, enquanto delineiam um projeto de aquisição de impressora 3D.

Este não é um público fácil. São jovens de contextos sociais complexos, com problemas de integração na escola. Não é fácil motivá-los, há que admirar o esforço, simpatia e paciência das monitoras do projeto, que com poucos meios conseguem que estes tenham acesso a experiências que lhes mostrem novos horizontes, e os motivem a ir mais longe. Este workshop foi diferente dos que temos feito até agora, neste aspeto: a nossa contribuição foi uma pequena gota, mas o sorriso e vivacidade dos participantes fez-nos sentir que, neste domínio específico, despertámos interesses e fizemos uma pequena diferença. Não resistimos a refletir sobre um dos jovens presentes, que no início da sessão mostrava todos os sinais de estar pouco interessado, mas que terminou sorridente a colocar o seu porta-chaves criado no Tinkercad e impresso em 3D junto às suas chaves, enquanto dizia à monitora "está a ver, fui eu que fiz isto!".

Sem comentários:

Enviar um comentário