segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Pocket Code: Postal de Natal

Um desafio para a quadra natalícia: e porque não programar um postal de natal? Neste projeto, vamos aprender a fazê-lo usando um cenário, uma estrela e uma mensagem. Mas podes adaptar e alterar com outros recursos, personagens e animações.

Como Programar o Postal:

Neste vídeo, consegues ver todo o processo para criar o postal de natal.

Sequência:

  • Criar o programa, escolhendo a opção Vertical ou Horizontal.
  • Criar o fundo, usando uma imagem da galeria ou desenhando um fundo.
  • Criar um ator, desenhado, ou importando uma imagem da galeria.
  • Programar o ator (piscar, criar clones, posicionar).
  • Criar um segundo ator, usando o Pocket Paint para escrever a mensagem de Natal.

Programar o primeiro ator:

Neste projeto de exemplo, optou-se por usar uma estrela. Mas podemos fazer isto com qualquer outro ator.


Criamos um evento para definir as ações do ator. Neste exemplo, usamos:

  • bloco When Scene Starts para iniciar as ações;
  • bloco Definir Tamanho Como, alterando o valor, para definir o tamanho do ator;
  • ciclo Forever (para sempre), que contém blocos Esconder e Mostrar, intercalados com blocos Aguarde, para criar a ilusão do piscar da estrela.


O segundo evento cria clones do ator, para permitir criar mais estrelas sem ter de criar mais atores. Esta ação corre em paralelo com a animação da estrela. Usamos:

  • bloco When Scene Starts para iniciar a ação paralela; 
  • ciclo Repetir 5 Vezes (o valor pode ser alterado), contendo um bloco Cria um Clone de. Este ciclo vai gerar cinco clones da estrela original. Se quisermos mais clones, basta alterar o valor do ciclo.


O terceiro evento define as ações dos clones. Todos os eventos atuam em paralelo. Usamos:

  • evento Quando Fores Criado como um Clone;
  • bloco Aguarde, para passar algum tempo desde o início do programa e o surgir dos clones;
  • bloco Posicionar Em, usando a Função Random para definir valores aleatórios para as coordenadas X e Y dos clones. Com este método, os vários clones vão surgir de forma aleatória.
  • copiámos o ciclo Forever do primeiro evento. Dica: no Pocket Code, quando copiamos um bloco de ciclo, todo o seu conteúdo é também copiado. 

Programar o Segundo Ator:


Este tem uma programação mais simples. O ator foi criado usando a opção desenhar ator, e com a ferramenta de texto, escreveu-se uma pequena mensagem. A programação usa dois blocos:

  • Evento When Scene Starts para iniciar as ações do segundo ator;
  • bloco Posicionar Em, tendo sido posicionado manualmente na opção Place Visually.

Ir Mais Longe

A partir daqui, podemos afinar o nosso algoritmo. Podemos programar mais efeitos no primeiro ator; criar efeitos e movimento para o segundo ator; melhorar o desenho do fundo. E até adicionar música. 

Adicionar Música:

Como fazer? Primeiro, pesquisamos por ficheiros de música no formato mp3. Sites como o Free Music Archive permitem descarregar música de forma gratuita e legal. Também podemos utilizar ficheiros de som que tenhamos no nosso telemóvel.


Uma forma de controlar o som é usar um bloco When Scene Starts; isto define que quando iniciamos o programa, o som começa a tocar.

Os blocos de som estão disponíveis na categoria Audio


O bloco Iniciar Áudio permite-te gravar um som, e importar da biblioteca.


Ou usar um ficheiro de som que tenhas disponível (opção Selecionar Arquivo).

Com estas dicas, já podes adicionar som aos teus projetos de programação no Pocket Code.

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