segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Apps para Expressão Visual com Inteligência Artificial

Continuando as brincadeiras (sérias) com expressão visual utilizando algoritmos de inteligência artificial, tenho encontrado na Playstore algumas apps que estão a trazer as capacidades gráficas de alguns algoritmos (especialmente o GauGAN e VQGAN+CLIP) para dispositivos móveis. Facilita muito o desafiar os alunos a experimentar esta forma de criar, colocando estas capacidades na ponta dos seus dedos. As ferramentas com que tenho trabalhado esta vertente - Deep Dream Generator, Art Breeder, Autodraw e GauGAN são funcionais nos dispositivos móveis, mas através do navegador. Os sites de base nem sempre se ajustam aos ecrãs dos dispositivos móveis. Uma listagem e modos de uso pode ser lida no Learning Bit Introdução à Inteligência Artificial na sala de aula da EU Codeweek.

As apps a seguir apresentadas têm outra vantagem, permitem interagir com implementações VQGAN CLIP, ou seja, o produzir imagens a partir de inputs de texto. Algo que geralmente depende do uso de Colabs, passa a poder ser feito em telemóveis ou tablets.

Wombo Dream


Desenvolvida pela Wombo, permite criar imagens a partir de prompts textuais, com escolha do estilo estético que o algoritmo irá usar. Muito simples de usar: basta introduzir uma palavra ou frase (em inglês), escolher um dos estilos disponíveis, e criar. As imagens resultantes podem ser descarregadas. Aplicação gratuita: Dream by Wombo.

Starry AI


Gera imagens a partir de um prompt textual, permitindo combinar diferentes estilos estéticos e usar as nossas imagens como ponto de partida do algoritmo. O resultado também nos mostra as imagens intermédias geradas nas 200 iterações seguidas. Aplicação paga: a versão paga da Starry AI permite adquirir créditos de uso. A versão gratuita está restrita a 5 créditos diários, e apresenta anúncios antes de cada criação. Criar uma imagem gasta 1 crédito, e adicionar opções para lá das de base no processo de geração gasta mais créditos. As imagens são geradas na resolução de 400x400 pixels. Disponível para iOS e Android: Starry AI.

AI Sketch


Esta app implementa a GauGAN original para dispositivos móveis. Basta desenhar um mapa de segmentação a partir das suas categorias, e irá gerar uma imagem realista de uma paisagem. O estilo da imagem pode ser controlado com presets, que geram imagens sob diferentes luminosidades (crepúsculo, inverno, sol intenso, entre outros). As imagens geradas podem ser gravadas no dispositivo. Muito simples de utilizar. Mostra anúncios durante a sua utilização. Disponível para Android: AI Sketch.

Bónus: image upscaling e geração de textos.

Bigjpg


Aplicação web para ampliação de imagens utilizando redes neuronais. Esta técnica permite gerar uma imagem de alta resolução a partir de uma imagem de baixa resolução; a rede neuronal aumenta a resolução sem perda de detalhes e sem degradar a imagem com ruído ou pixelização. Disponível online: Bigjpg.

Dreamily


Aplicação web/android que permite gerar textos automáticos. O algoritmo da Dreamily está treinado com vários estilos de texto literário, e gera parágrafos a partir do input do utilizador. Estes textos podem ser editados, alterando os parâmetros e permitindo criar textos conjugando a escrita do utilizador e as propostas do algoritmo. Para android: Dreamily.

Sem comentários:

Enviar um comentário