De regresso ao espaço habitual, imprimindo os projectos dos alunos. A inovação nasce aqui, no terreno. As ideias surgem e são desenvolvidas no diálogo da sala de aula.
No arranque oficial de um dos próximos desafios, no Espaço Noesis, com a coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento, a coordenadora concelhia das bibliotecas escolares, o director do agrupamento e o humanóide das TIC em 3D. Em breve, a biblioteca do AE Venda do Pinheiro vai ser um mini-fablab!
Enquanto estive pela Qualifica, os alunos tiveram aula de substituição. Como ainda não estão suficientemente avançados para um trabalho autónomo que sobrecarregue o professor disponível para estas aulas, optei por um trabalho clássico de pesquisa. Já me confidenciaram que os meus colegas têm terror de me substituir, por medo dessa coisa complicada que é a aula de TIC. Já os alunos... nem quando falto se livram do 3D.
Olhe, professor, fiz H2! E fez muito bem, é gás de hidrogénio. Ter a impressora numa sala de aula que não é exclusiva das TIC não nos é possível, mas a porta do gabinete de trabalho está sempre aberta. Se nos intervalos me esquecer de dar um salto à sala de professores para ir tomar um café... já sei que serei invadido por alunos curiosos, que querem saber o que é que se está a imprimir.
Mais um projecto quase terminado. No âmbito do Ciência na Escola os alunos criaram estas moléculas em 3D. Os modelos impressos estão prontos, os modelos virtuais também. Resta finalizar e escrever os relatórios.
Cá estão os alunos a modelar... ácido nítrico?
Quinta feira é o dia da Programação no 1 CEB. Estamos a experimentar como usar os drones em actividade com os alunos. Para já, sentamo-nos no chão com os alunos e começamos a testar blocos de comandos. É um início, e estamos a aprender!
Numa destas tardes, fomos visitados por alunos do 4.º ano da EB 1 da Venda do Pinheiro. Não os que já trabalham nos projectos de programação, mas os de outras turmas. Não resisti a convidar a professora titular a passar pelo nosso canto. O melhor comentário? O de uma criança que ao tomar contacto com a impressora 3D me diz eu não acreditava que elas existiam!
Para terminar a semana, a preparação do nosso próximo desafio, para o encontro eTwinning em Braga. Pequenas recordações, a imprimir lá, e um teste para um objecto multicolor que depende de encaixes com precisão.
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