quarta-feira, 6 de abril de 2016

Visita ao ITQB


Hoje, os alunos da turma envolvida no projecto Moléculas na Palma da Mão deslocaram-se em visita de estudo ao Instituto de Tecnologia Química e Biológica. Esta visita está inserida nas actividades previstas para o desenvolvimento do projecto, no âmbito da iniciativa Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho


A visita iniciou-se com  uma apresentação, da parte dos alunos, do trabalho já concretizado até agora, incluindo alguns dos modelos moleculares impressos em 3D. Objectos de despertaram a curiosidade e fizeram sorrir os investigadores que nos acolheram.


Para já, água, dióxido de carbono, propano e metano. Para a próxima semana esperamos montar moléculas que envolvam azonto e enxofre.


O Prof. Carlos Romão levou-nos a conhecer o seu laboratório de Química Molecular, onde investiga compostos químicos com utilização em medicamentos. Os nossos alunos ficaram a conhecer os meandros destes espaços, tomaram contacto com os equipamentos, e descobriram os efeitos que o azoto líquido tem sobre os materiais. 


A Dr.ª Célia Romão levou-nos a conhecer o seu espaço de investigação, a estrutura tridimensional das proteínas, também com o objectivo de aplicações na saúde. Os alunos ficaram a conhecer a cristalização das proteínas para investigação, as representações tridimensionais que permitem aos investigadores estudar as relações entre compostos, e visitaram a sala de cristalografia por raios X, que permite ver dentro das substâncias. Ainda ficaram a conhecer outro efeito do azoto líquido, que os encantou.

Esta visita permitiu aos nossos alunos tomar contacto com uma realidade muito diferente da que estão habituados, tendo tido um vislumbre do que é um laboratório de investigação científica e de como se desenvolve o trabalho de investigação em ciência. Esperemos ter contribuído para alargar os seus horizontes, despertar a curiosidade, aprender um pouco mais fora do contexto das aulas, e quem sabe, inspirar alguns a tornarem-se, também, cientistas.

Agradecemos à Dr.ª Célia Romão e ao Dr. Carlos Romão o caloroso acolhimento, bem como aos restantes elementos do ITQB que nos acompanharam. Os alunos adoraram! E os professores também. Deixámos alguns registos fotográficos na galeria Visita de Estudo - ITQB.


Sem comentários:

Enviar um comentário