(notas da sessão sobre segurança na internet para pais e encarregados de educação decorrida no Centro de Recursos Poeta José Fanha, no 2.º período. Parceria entre a Coordenação PTE e as Bibliotecas Escolares do AEVP.)
Slide 1 - apresentação. falar da sessão como momento em que transmitimos informação sintetizada por fundação pt com apoio da psp e anpri. poderemos não concordar com todas estas sugestões, mas são pertinentes para a segurança digital de todos - nós e nossos alunos.
slide 2 - poderíamos, hoje, viver sem internet? parece uma forma radical de iniciar esta discussão, mas reflictam um pouco e vejam até que ponto a rede se entrosou nas nossas formas de vida, de organização social, no dia a dia. desde o email/mensagens/apps que nos ajudam a comunicar em tempo instantâneo ao entretenimento das redes sociais, enfim, todo o potencial do acesso livre à informação. agora, sendo mauzinho: lembram-se de quanto tínhamos que esperar anos por livros, discos ou filmes que gostaríamos de conhecer, até eles chegarem aos espaços que frequentamos?
slide 3 - esta liberdade, este espaço enorme de actuação que temos, este novo território cujo mapa muda a cada minuto, obriga-nos a repensar atitudes. mas, fundamentalmente, boa parte delas são mero bom senso e regras elementares do dia a dia.
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slide 4: passwords: perguntar se... têm a mesma chave para casa e carro. porquê? falar dos esquemas de phishing, falar de algoritmos.
slide 5: privacidade. a partilha está entranhada na própria infraestrutura da internet. mas nós não somos bits, aquilo que partilhamos tem repercussões directas sobre a forma como somos vistos. falar de persona, contar história sobre partilhas em excesso e consequências.
slide 6: o porquê da partilha? construir personalidade.
slide 7: oversharing, e como é fácil deduzir dados muito pessoais a partir de pequenos indícios.
contar história do jornalista australiano que libertou os seus meta-dados online.
sllide 8 - passar a jacq e pedro. their scene.
slide 9 - importante vigiar, estar atento a alertas. sensações de incómodo, olhem, não sei. eu não tenho filhos. mas sinto que sabem muito bem quais os sinais quando algo não anda bem com os vossos.
slide 10: a sucker is born every minute. este tipo de situações é quase automatizada, e baseia-se numa premissa muito, muito simples, possibilitada pela massividade da internet: se 1% cair, é um número enorme.
esquemas de phishing são os mais perigosos, porque tentam aceder directamente a dados confidenciais. spam é lucro rápido, largamente inócuo, mas pode ser veículo para coisas piores.
slide 11: como detectar? recordem-se, ninguém dá nada a ninguém... boa parte destes esquemas baseia-se na suspensão da descrença, na ilusão imediada que suspende o sentido crítico.
slide 12: aqui, mais grave. tentar passar-se por uma entidade para enganar o utilizador. e não é tão fácil como parece identificar a fidedignidade da mensagem, mas uma é lógica: bancos nunca solicitam informação importante por canais inseguros. não por se importarem com os clientes... mas porque seriam processados.
slide 13: o famoso. aqui pode ser mais grave. dá algum trabalho repor a normalidade, e nalguns casos mais graves, onde os nossos ficheiros são encriptados, podemos mesmo perder tudo.
slide 14: história dos vírus, mercado lucrativo, botnets e etc. não é pessoal, é uma agulha num palheiro.
slice 15: dicas. a fundamental é ter cuidado com clicks em links. ler, analisar antes.
slide 16: mas no computador é relativamente fácil controlar. e nos dispositivos móveis? quase impossível, e trazem novos perigos. acessibilidade, perda de dados, apps inseguras, geolocalização.
slide 17: sejamos paranóicos. sabem aquelas cenas de filme em que os espiões destroem os telemóveis para não serem apanhados? not fake. se uma coisa o caso snowden nos ensinou são as capacidades disponíveis para penetrar telemóveis.
slide 18: apps maliciosas. regra elementar: usar as lojas. podem ser um walled garden, mas são uma garantia de segurança. regra AINDA MAIS elementar: ler as permissões. é mesmo preciso que um jogo tenha acesso... aos sms?
slide 19: essencialmente, passwords, e perfis de admin. usar o meu exemplo: tenho esse perfil, apenas uso quando necessário. dia a dia uso perfil downgraded. questão dos filtros: soluções técnicas para problemas éticos que são facilmente torneáveis e geram mais problemas éticos e técnicos.
slide 20: usar o discurso de sala de aula sobre o potencial da internet e as forças que a querem limitar. proteger-nos é, de facto, proteger a nossa liberdade.
slide 21: links. e agora, perguntas e repostas... (oh dear)
Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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