quarta-feira, 18 de maio de 2016

Avançar Metódico


Terminado, e enviado no correio (a parte tangível, entenda-se). A nossa participação no Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho termina aqui. Foi um projecto simples, que deu algum trabalho mas não nos sobrecarregou. Cumpriu os nossos objectivos: rentabilizar a impressora 3D, financiar custos de filamento através do prémio de participação, e contribuir para perceber, com dados advindos da prática lectiva, se pode utilizar esta tecnologia na escola. Os alunos ganharam experiências de aprendizagem diferentes, entre o ter de estudar a fundo os modelos das moléculas e o descobrir os laboratórios do ITQB. A escola ganhou um valioso parceiro com esta instituição. Até os professores aprenderam. Falo por mim. Não sabia que havia ângulos rigorosos nas representações das substâncias... ou que acetona (daquela a sério, não a das unhas) faz maravilhas para alisar PLA.

Esperemos que a molécula de HNO3 sobreviva aos CTT.


Fica aqui o nosso vídeo de apresentação ao júri do concurso de ideias. Sabemos que não vamos ganhar o concurso final, mas isso não é o mais importante. Passo a passo, estamos no AE Venda do Pinheiro a construir conhecimento e experiência de integração de impressão 3D na educação, com experiências práticas, envolvendo directamente os alunos, tendo como perspectiva que o real potencial desta tecnologia está na capacitação trazida pela aprendizagem da modelação 3D. A ajuda financeira deste tipo de iniciativa permite-nos manter este percurso sem recorrer ao orçamento da escola. Mais do que a sensação de ganhar concursos, este avançar metódico com uma tecnologia de ponta é o nosso grande objectivo. Se bem que os montantes financeiros dos primeiros prémios e menções honrosas permitissem alguns investimentos de peso.

Note-se que os desafios deste projecto ainda não terminaram. Tenho uma lisozima para perceber como imprimir. Uma... quê? Em breve mostro resultados...

Sem comentários:

Enviar um comentário