sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Instantes


Semana de transição em TIC, com despedida das turmas do primeiro semestre e primeira aula das do segundo.  Despedidas, com elegância. E drones.


A testar a versão 3.15 do Beesoft ainda em beta. Integra suporte para filamentos de nylon, PETG e TPU-Flex. Antes de modificar a impressora, testámos o software apenas com PLA. Observámos que o tempo de impressão está muito mais rápido. Esta peça, um suporte para bobine, demoraria oito horas com o Beesoft 3.12. Com o 3.15, ficou pronta em quatro horas... 






Apesar de nos focarmos na modelação 3D, exploramos outras vertentes, que poderão ser pertinentes para projectos interdisciplinares. Esta semana aproveitámos para testar modelos criados a partir de digitalizações 3D de património artístico.





A grande impressão da semana: o geoide, que mostra a Terra sem atmosfera nem oceanos. A primeira impressão para o projecto Ciência na Escola, este ano.





Esta foi a semana em que demos por terminado o projeto eTwinning Rainbow Village. Todas as casas modeladas pelos alunos estão impressas.


O LCD esta semana esteve dividido. Um grupo começou a fazer experiências de animação em stop motion utilizando elementos impressos em 3D.


O outro grupo ajudou na tarefa de fazer o upgrade ao extrusor da BEETHEFIRST para o adaptar à impressão de outros materiais para além de PLA e ABS. Um processo simples, e não sobraram parafusos...


O momento em que estreamos a bobine de TPU-Flex cedida pela BEEVERYCREATIVE com parte do programa de beta testing.


Impressora montada, suporte de bobine inserido, nozzle de 0.6 mm colocado, e os alunos dão a ordem para a nossa primeira impressão em material flexível.


Cá está! Uma nova experiência para as TIC em 3D. Os alunos do clube levaram como trabalho de casa magicar algo que queiram imprimir em material flexível...

Sem comentários:

Enviar um comentário