quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Workshop Introdução à Impressão 3D - Entroncamento


Aquele cansaço recompensador. Ontem, no Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, perdemos a conta ao número de formandos presentes no workshop de introdução à impressão 3D. O convite partiu do sub-diretor do Agrupamento, e prende-se com o seu projecto de criar um espaço sala de aula do futuro na sua escola. Nesse foco, pediu-nos aconselhamento no tipo de impressora a adquirir para o espaço, e um workshop de introdução.

Apesar de terem uma estrutura elementar, não há dois workshops iguais. Este teve uma novidade: estreámos a impressora 3D do AECE. A sessão começou pelo unboxing e primeira impressão da impressora, um logotipo que criámos com o Inkscape e Tinkercad. O resto foi o expectável: falar da tecnologia e seu potencial, mostrar exemplos de uso, mostrar repositórios online de conteúdo 3D, demonstrar o fluxo de trabalho da concepção em Tinkercad e Sketchup à impressão, passando pelas fases de correcção e validação com o netfabb e o Meshlab. As duas horas e meia prevista para a sessão estenderam-se para quatro.

O objectivo era despertar um grupo alargado de docentes para esta tecnologia, e pôr a funcionar a impressora BEEINSCHOOL do AECE. O segundo foi logo cumprido no início da sessão, o primeiro, percebemos pelas perguntas, pela presença de um número elevado de participantes (auditório cheio), boa parte dos quais ficaram connosco a conversar bem para lá do final da sessão, que também o atingimos.


O que se segue? Mais sessões de formação, direccionadas para a modelação 3D. Como colocou, muito bem, um dos formandos, olhe, precisamos mesmo é de formação nisto do desenho em 3D, que a parte técnica da impressão já se percebeu que é fácil. Temos é que aprender a modelar!

Em breve, mais duas sessões, sobre Tinkercad, Sketchup e validação/correcção de STL.

Sem comentários:

Enviar um comentário