sexta-feira, 17 de março de 2017

Instantes


A semana foi dedicada à impressão dos projetos de uma turma de oitavo ano. O desafio partiu da professora de História, que lhes pediu trabalhos alusivos à comemoração do tricentenário do Convento de Mafra. 


Os resultados foram interessantes. Temos coroas reais...


... metralhadoras G3, a pensar na Escola de Armas do Convento...


... torre dos carrilhões...


... e aquele que para nós é o melhor trabalho dos desenvolvidos neste projeto. Não é o mais vistoso, mas é o mais avançado em termos de modelação 3D. As superfícies curvas estão muito, mas muito bem conseguidas. Todos estes projetos foram modelados no Sketchup Make.






Em TIC, enquanto finalizamos exercícios de introdução ao processamento de texto, desafiámos os alunos mais rápidos a iniciar-se na programação com uma experiência com drones.


Ao longo desta semana uma equipe da IGEC esteve na nossa escola, a analisar e avaliar a prestação do serviço educativo. Esta avaliação foi iniciada com uma cerimónia pública, com o diretor do Agrupamento a apresentar o trabalho desenvolvido junto dos inspetores e de representantes da comunidade local. Os projetos das TIC em 3D e a impressão 3D tiveram destaque, como factor diferenciador, bem como o nosso makerspace embrionário no espaço do Centro de Recursos.


Os puzzles impressos em 3D têm-se revelado desafiantes.


A experiência dos alunos monitores 3D tem-se mostrado muito estimulante. Os mais novos querem saber como fazer coisas em 3D, e os alunos do LCD_AEVP estão cada vez melhores a ensinar.


A voltar às atividades de programação de drones com o LCD.


Da ideia ao objecto numa sessão do clube.


Entretanto, vamos planeando outras atividades, como uma semana cultural dedicada à FC, mangá e anime.


E porque não desenvolver a criatividade mecânica com Legos?


O professor, como sempre, foi o último a perceber. Então, mas modelaram um tractor, disse às alunas criadoras deste modelo. Não, professor, estivemos a fazer o que estava no desenho - o ícone que representa o brick do nosso velhinho Lego RCX.

Sem comentários:

Enviar um comentário