domingo, 15 de outubro de 2017

Workshop Tinkercad e 3DC.io - Anpri


Sábado foi dia de partilhar saberes sobre modelação 3D utilizando o Tinkercad e o 3DC.io. Com o tema da modelação 3D por primitivos, cerca de onze formandos reuniram-se numa sala de trabalho da Fundação Portuguesa das Comunicações num workshop organizado pela ANPRI.



Sendo focada no 3D, não houve impressoras na sessão. Não resistimos a trazer um Anprino, bem como alguns objetos impressos, para mostrar o que se pode fazer com estas aplicações de modelação 3D.


Este workshop intitulado Modelar para imprimir em 3D: Introdução ao Tinkercad e modelação 3D em Apps Android seguiu as seguintes linhas-guia:

Tinkercad:

A progressiva a ubiquidade das impressoras 3d levanta a questão "o que vamos imprmir". Se quisermos ir além do download de modelos de repositórios online, adquirir competências de modelação é essencial. Bem como amplificador das actividades e aprendizagens que podemos oferecer aos nossos alunos. Aprendizagem de modelação 3D é um processo complexo, e a impressão traz consigo questões técnicas complexas para quem não domina profundamente as técnicas de trabalho. O tinkercad foi criado para responder a estas questões.
- é web based, funcionando em browsers (facilita a gestão do parque informático).
- partilha simplificada (cada aluno sua conta, o partilhável tem de ser tornado público, copiável remisturável, creative commons)
- modelação por primitivos, com operações booleanas, restringe o tipo de modelos que se pode criar (sem revoluções, loft, splines)) mas garante modelos que correm bem em impressão 3D.

Conteúdos:
- aceder ao tinkercad
- espaço de trabalho workplane, importar elementos
- operações de modelação: rodar, redimensionar, posicionar
- conjugar formas simples para formar objectos complexos
- operações boolenas: união com corte
- textura/cor
- formas mais complexas: importar elementos de outras aplicações
- do 2D ao 3D de forma simples: SVG
- unir para gerar modelo estanque
- descarregar para imprimir

Apps Android

A disponibilidade de computadores nas salas de aulas não é, por vezes, suficiente para assegurar a participação dos alunos. Os dispositivos móveis podem colmatar estas problemáticas. No domínio do 3D, o ecossistema Android dispõe de algumas aplicações gratuitas que permitem criar em 3D com a ponta dos dedos. Nesta sessão, iremos demonstrar o modelador 3DC.io

Conteúdos:
- ferramentas do 3DC.io (mover/rodar/escalar)
- interface do 3DC.io
- criar formas 3D (primitivos, extrusão de superfícies, texto)
- operações boolenas de corte e união
- exportação de modelos


A sessão foi pensada para ser simples, com poucos exercícios para dar tempo aos formandos de fazer o mais importante quando se aprende uma nova ferramenta: tempo para treinar. E, durante a sessão, fui surpreendido por ver alguns que já a estavam a levar mais longe.

Se Tinkercad foi o foco principal, a modelação com o 3DC.io também foi abordada. Pelo que percebi, houve algumas instalações nos telemóveis dos formandos. Focar a formação apenas em mobile pareceu-me ainda prematuro, mas futuramente, creio ser uma aposta a desenvolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário