sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Imprimir o rosto em 3D


Nós por aqui estamos apaixonados pelo 3D Face Reconstruction, o algoritmo que permite criar modelos 3D do rosto a partir de uma única foto. Para o conseguir, basta aceder ao site, enviar uma foto, esperar que o algoritmo faça o processamento e na janela de visualização descarregar o ficheiro OBJ.


Daqui para impressão 3d há uns passos a dar. Estamos a utilizar o 3D Builder do Windows 10 para nos ajudar a processar os modelos. Ao abrir o ficheiro no 3D Builder, o programa informa-nos que o modelo tem erros. Basta clicar para reparar. A deteção e correção de erros em ficheiros 3D do 3D Builder utiliza as ferramentas do Netfabb. 


 Após a correção, exportamos o resultado no formato STL.


 A malha poligonal do modelo gerado pelo 3D Face Reconstruction necessita de algum processamento para garantir uma impressão eficaz. Vamos utilizar o Netfabb para aplicar algumas correções.

 
 Vamos eliminar o excesso do modelo com um corte. Com a orientação da peça, escolhemos um corte no plano Z (vertical).


Apesar do 3D Builder já ter corrigido a peça, aplicamos mais uma correção no Netfabb.


Depois de exportar o STL, resta imprimir. Sugerimos que os modelos sejam escalados para 70 ou 80 mm no eixo maior, com tempos de impressão de cerca de uma hora e meia com 0.2 mm de resolução de camada.

Sublinhe-se que este algoritmo é muito potente, conseguindo reconstruir os traços gerais de um rosto a partir de um conjunto de dados muito reduzido, vindo de uma única fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário