domingo, 25 de março de 2018

Instantes


Uma nova aprendizagem: CAD com Onshape. É uma ferramenta mais complexa do que o que os alunos estão habituados, mas abre imensas vertentes de exploração. E pode ser utilizada em tablets.


O que nos leva ao melhor momento da semana: um dos nossos mais jovens criadores, ás no 3DC.io mas a ter enorme dificuldades em Sketchup, que insistiu em aprender a desenhar com Onshape. Contra as nossas expectativas, conseguiu.


E que tal ensinar os colegas a programar no Raspberry Pi? É esse o desafio de um dos nossos alunos monitores.


Falta de ideias para modelar em 3D? E que tal tentar desenhar aquilo que já se faz no diário gráfico? Diga-se que capacidade artística é algo que abunda no nosso clube.


A grande surpresa destas últimas semanas: este às do Sketchup, a modelar em 3D um barco de pesca ericeirense. Fora do clube, frequenta o 5º ano.


Os nossos kits LittleBits não estão a apanhar pó. Temos um grupo dedicado que adora construir circuitos.


Outra boa surpresa esta semana: os bifaces pintados por alunos de Educação Visual, 5º ano, utilizando os objetos do Projeto Paleo.


Em TIC, estamos na fase de aprender técnicas de processamento de texto e introdução ao 3D. Entretanto, estamos quase a terminar a impressão 3D dos modelos criados pelos alunos do primeiro semestre. Um quase ainda algo longo.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Modo eTwinning

Uma publicação partilhada por Mihraç Kulu (@mihrackulu) a

Demorou o seu tempo, mas sabemos que nestas coisas do 3D não podemos ser apressados. Os nossos parceiros turcos estão a começar a imprimir os seus modelos 3D de monumentos portugueses. Os resultados prometem!

sábado, 17 de março de 2018

É de pequenino...

Não resistimos a partilhar este vídeo, vindo da escola de Castro Verde:


Nunca imaginámos os Anprinos a serem montados por mãos tão pequenas! Nota completa no site do Robot Anprino.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Ação de Formação: Impressão 3D


Com a APEVT, estamos a dinamizar a ação de formação Impressão 3D: Ferramentas e Metodologias, focada no 3D enquanto meio de expressão plástica. Para mais informações e inscrições, visitem a página da APEVT.

Instantes


Nas atividades da semana do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, os alunos do clube de robótica disponibilizaram-se para vir ajudar nas demonstrações de TIC, junto do espaço de ciências.


Os robots Anprino vieram ao átrio da escola, surpreender os alunos.


Programar também pode ser relaxante.


E o que é que vamos fazer no intervalo? Dois alunos do clube a testar ideias com LittleBits, para mostrarem ao público na atividade da semana do departamento.


Um robot que anda sozinho? Como é que isso se faz?


Chegar ao espaço do Centro de Recursos e encontrar alunos de volta do Tinkercad, a modelar objetos. Só precisam da faísca...


Depois de aprender a utilizar a impressora, hora de imprimir.


Os drones de regresso, como ferramenta de programação.




Sim, ainda estamos a imprimir os projetos que os alunos de primeiro semestre criaram em TIC. São só 130...



Alguns dos projetos dos alunos de TIC, expostos na exposição do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.


Uma nova versão para a Anprino Nana, menos volumosa que a primeira. Impressa em filamento translúcido, com os leds da nodemcu a piscar, deve dar um efeito interessante....

quarta-feira, 14 de março de 2018

Encontro APEVT Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender.


No dia 14 de abril, o espaço da Escola Secundária Garcia de Orta no Porto recebe o Encontro Nacional da APEVT. Sob o tema Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender, reúne oradores e painéis sobre as diferentes vertentes das Artes na Educação. As TIC em 3D estão responsáveis pelo painel Área artística e tecnológica: Aplicações práticas de tecnologias digitais em contexto, problemáticas de implementação, de partilha de experiência de uso de tecnologias digitais como ferramenta de expressão criativa. Programa completo e inscrições aqui: APEVT: Encontro Nacional.

domingo, 11 de março de 2018

ACD - Modelação 3D (Barreiro)





No sábado, 10 de março, desenvolvemos na Escola Secundária Augusto Cabrita, Barreiro, uma ação de curta duração dedicada à modelação 3D. Tocámos nos tópicos de modelação 3D por primitivos com Tinkercad, com exercício prático para os formandos; subdivisão de superfícies com Sketchup Free; técnicas de validação e impressão 3D; 3D para além do computador com apps Android de modelação 3D (OnShape e 3DC.io). Apesar do nosso gosto especial pela impressão 3D, sublinhamos que o foco do uso destas tecnologias em contextos pedagógicos não deve estar na impressão, que é um resultado final, mas sim na modelação como forma de acelerar o potencial dos alunos, interligando conhecimentos interdisciplinares e pensamento computacional, como ferramenta de criação com múltiplas aplicações. Um exemplo: criar formas complexas no Tinkercad para aplicar em espaços virtuais/RV 3D no CoSpaces.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Instantes










Dar trabalho às impressoras, modelar em 3D, programar o raspberry pi, e a novidade: um dos alunos do clube decidiu criar uma conta no Instagram para o projeto.

Da Minha Janela (II)







Esta semana, o desafio foi perceber como os satélites captam as imagens que nos permitem ver a Terra do espaço. Descobriram os diferentes modos de adquirir dados geográficos, desde o radar aos infra-vermelhos, explorando o Sentinel Playground. Em seguida, tiveram de localizar o eixo Ericeira-Mafra-Venda do Pinheiro em diferentes aplicações de mapas de satélite disponíveis online.


Entretanto, afinamos a metodologia para a outra parte deste projeto, testando a impressão 3D de mapas gerados a partir do Open Topography.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Projetos Finais de TIC 2017/20187 (1º Semestre): 7º A






















Esta turma não participou em projetos interdisciplinares, mas nem por isso deixou de trabalhar em projeto. Partindo dos temas património cultural e arquitetónico, história das TIC e livre, cada grupo criou um modelo 3D complexo, mobilizando competências de pesquisa, design e domínio de ferramentas TIC. Tinkercad e Sketchup Make foram as ferramentas escolhidas.

Antecipando as diretivas do RGPD, optamos por não identificar os alunos que elaboraram estes projetos.