segunda-feira, 13 de abril de 2020

Display.land: Do Telemóvel à Impressão 3D

Por aqui estamos apaixonados pela Display.land, uma app para Android e iOS que facilita a captura 3D do real. Misturando fotogrametria com realidade aumentada, esta aplicação permite muito facilmente digitalizar objetos e espaços em 3D. Com resultados surpreendentes, tendo em conta que usa lentes de telemóveis e dados de sensores para uma técnica de digitalização que geralmente requer boas máquinas fotográficas e computadores capazes de correr os algoritmos que transformam sequências de imagens em modelos 3D.

Esta aplicação é um mundo de possibilidades. Podemos experimentar formas de fotografia computacional, gravando em 3D locais e momentos. Podemos participar em esforços de preservação digital de património. Podemos criar elementos e recursos para jogos e animação 3D a partir de capturas do real. Ou podemos imprimir em 3D reproduções de objetos e espaços. As possibilidades são muitas.

Onde obter:

A forma mais simples é ir à página da aplicação e clicar nos links diretos para as lojas de aplicações: Display.land.

Esta aplicação requer suporte AR Core, que não está disponível para todos os modelos de telemóvel. A Google disponibiliza uma lista de dispositivos suportados pela AR Core.

Tutoriais:

A Display.land tem um conjunto de tutoriais disponíveis aqui: Learn Display.land.


Como efectuar uma captura 3D: usar o telemóvel para capturar dados para fotogrametria, upload para os servidores da aplicação, edição da raw mesh no telemóvel, opções de publicação e partilha. No processo de captura, sugere-se que se comece por uma visão geral e ir aproximando, procurando diferentes pontos de vista em percursos suaves. Se se puder andar à volta do objeto, um percurso espiralado é o mais adequado.


Processar um modelo capturado para incorporar noutras aplicações: exportar um modelo 3D capturado pela Display.land, eliminar geometria excessiva, e incorporar em aplicações de modelação e animação 3D.


Processar um modelo capturado no Display.land para impressão 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário