domingo, 12 de abril de 2020

Tarefa de TIC

Resumo: 


A primeira tarefa de TIC, entre os dias 14 e 27 de Abril, consiste em tirar fotografias, escolher uma e partilhar num Padlet. Experimenta os modos avançados da tua câmara, e tem muita atenção à privacidade.

Imagens e Privacidade

Com primeira tarefa de TIC nestes dias de trabalho autónomo, vamos olhar para a questão da privacidade e cuidados a ter com a imagem na internet.
Vê primeiro esta tira de banda desenhada:
tira seguranet proteção de dados
O que é que achas? Como é que tu fazes? De certeza que tiras fotografias e partilhas nas tuas aplicações favoritas. Alguns preferem as redes sociais, outros partilham nos grupos do Whatsapp, outros no Discord, no Twitch ou YouTube. Quem nunca partilhou um vídeo no TikTok a filmar-se a fazer qualquer coisa divertida?
Mas, quando partilhamos imagens na Internet, temos de ser muito cuidadosos com a nossa privacidade.
Temos de ter atenção às definições de privacidade das nossas contas. São públicas? Todos podem ver o que publico? São restritas, eu posso definir quem vê o que publico?
Também temos de ter muita atenção ao tipo de imagens que partilhamos. Às vezes, uma imagem partilhada sem pensar pode revelar aos outros muito mais do que imaginamos. E há aqueles que podem abusar das imagens que partilhamos para maus fins, como gozar com os colegas, roubo de identidade, entre outros. Por isso , temos de ter muito cuidado com o partilhamos na Internet.

Desafio:

Então, mas qual é a tarefa? Tirar uma fotografia, e partilhar. Mas terás de seguir algumas regras para o fazer. A tua foto não pode conter elementos identificativos.
Tirar uma selfie? Má ideia. Fotografar o quarto, a sala de estar, a família? Má ideia. Fotografar um brinquedo, animal de estimação, as flores no quintal, um detalhe pitoresco da casa, a paisagem à distância? Já são melhores ideias. O desafio é encontrares nos espaços que te rodeiam algo que possas fotografar e partilhar sem colocar em risco a tua privacidade. Vais ter de puxar pela criatividade.
Mas há um desafio extra: tirar uma boa fotografia. O teu telemóvel pode ser uma potente máquina fotográfica, se souberes tirar partido das diversas funções da câmara. Vê o vídeo para saberes como podes melhorar as tuas fotos com telemóvel (mas repara que a aplicação câmara do teu telemóvel pode ter outras opções, ou dar acesso aos modos avançados de outra forma que não a deste vídeo):

Como partilhar o teu trabalho:

Escolhe apenas uma fotografia. Sê criativo e não tenhas medo de experimentar! Partilha no Padlet que podes aceder clicando aqui:
Identifica a tua partilha com o teu número e turma.
Vê aqui como partilhar imagens no Padlet:

Para saber mais:

Você Tem Vida Privada nas Redes Sociais?

Objetivos da atividade: Refletir sobre privacidade e cuidados com imagem nas redes sociais; Usar dispositivos móveis enquanto ferramenta de trabalho e criação; Aprofundar conhecimentos sobre imagem digital e fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário