domingo, 3 de maio de 2020

TIC AEVP: Desafio 2 - Entrega de Trabalhos

Finalmente, a resposta à pergunta que tantos fazem: stor, como é que podemos entregar o trabalho de TIC?
Enviar Trabalho de TIC
Na página da vossa turma, está aberta uma atividade de TIC  chamada Desafio 2 de TIC - Entrega de Trabalhos. É por aí que vão submeter o trabalho que fizeram no domínio da programação (usando o Scratch, Scratch Jr no 5.º ano, ou Open Roberta no 6.º ano).
É por aqui que têm de enviar os vossos projetos de programação. Os que me enviaram por email, eu não aceitei. 
Como usar a atividade Trabalho:
Vejam os vídeos para saber como entregar um ficheiro produzido por vós na atividade trabalho.

Para os que usam o computador para aceder ao Moodle

Para os que usam telemóvel ou tablet para aceder ao Moodle.
Exportar Ficheiros para Enviar
Como podem gravar no computador ou no telemóvel/tablet (exportar) os vossos trabalhos para enviar? Veja o vídeo seguinte.

Nele, descobrem como exportar os vossos trabalhos criados no Scratch (descarregar um ficheiro .sb3 para o computador), no Scratch Jr (enviar por email o projeto para vós próprios, descarregar para o tablet), no Open Roberta no PC (exportar um ficheiro XML) e Open Roberta para Android (descarregar um ficheiro XML).
Se descarregarem os ficheiros, clicarem neles, e eles não abrirem, é normal. Os ficheiros precisam de estar associados a programas instalados no vosso computador, tablet ou telemóvel para abrirem. Se não estiverem associados, ou não tiverem um programa que os reconheça, é natural que não abram. Se abrirem os ficheiros XML do Open Roberta e aquilo parecer muito estranho, é normal. O XML é um formato para apresentar informação organizada por etiquetas, legível por máquinas automaticamente (é um bocadinho mais complicado que isto, mas dá para perceber a ideia).
No caso dos programas criados no Scratch, é simples: entram no Scratch, e onde fizeram o download para o computador, podem abrir um programa a partir do computador. O mesmo para os que estão a usar Open Roberta no 6.º ano (quer em android quer na web). 
Aproveitem o resto da semana para irem melhorando os vossos projetos!

Sem comentários:

Enviar um comentário