sábado, 16 de outubro de 2021

Tynker: Desenhar com Programação


Para este desafio, vais precisar de utilizar a app Tynker, que podes descarregar para Android. Clica aqui: Tynker

Programar um Desenho

Para programar este desenho, terás de escolher um ator, e programá-lo para, primeiro, desenhar uma figura geométrica. Depois, usamos rotações e ciclos para gerar o padrão.

Neste vídeo, descobres como programar o teu desenho.

Exemplos de Código - Quadrado:


Para programar o quadrado, precisas de criar um evento (On Start), definir a posição inicial do teu ator (Go To) e ativar a caneta (Pen Down). Em seguida, vais definir o movimento do ator com blocos de movimento (Move) e rotação (Turn). Como o quadrado repete quatro vezes o mover e rodar 90 graus, usas um ciclo (Repeat) para programar sem ter de repetir os blocos de código desnecessariamente.

Exemplos de Código - Gerar Padrões


Nesta imagem, visualizas todo o código do programa. É simples - a seguir ao ciclo repete 4, vamos inserir mais uma rotação (Turn) e podemos também alterar as cores (Change Pen Colour). Colocamos tudo isto dentro de mais um ciclo (Repeat). 

Para garantir que o nosso desenho dá uma volta completa, podemos recorrer a uma operação matemática simples. Rodar significa deslocar-se 360º. Para saber quantas vezes temos de repetir o ciclo, basta dividir 360º pelo número de graus que indicámos na segunda rotação. Se dividirmos 360º por 5, obtemos 72, o número de vezes que o ciclo tem de repetir para dar a volta completa. Se variarmos o número de graus da segunda rotação, e dividirmos esse número por 360, vamos obter outros padrões visuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário