domingo, 13 de novembro de 2022

3D Additive Expo

Uma visita à Moldplás, se bem que na verdade o que me interessava era a 3D Additive Expo, que decorria em paralelo. Primeiro destaque: a portuguesa Xpim, com as suas soluções de impressão FFF de grande escala.


 Fiquei especialmente fascinado pela impressora colaborativa, onde múltiplos extrusores imprimem uma peça única de grande volume.

O meu outro destaque, o sistema de deteção de erros de fabricação desenvolvido por uma empresa de Leiria, que concilia visão computacional, inteligência artificial e hardware off the shelf.







O que é que um professor vai fazer a uma exposição dedicada a profissionais das indústrias? Aprender, perceber o que é que está para além da escola, quais os mundos para os quais temos de capacitar alunos. Deu para perceber que a automação e a robótica são hoje essenciais à produção industrial em larga escala. Boa parte dos expositores na Moldplás eram grandes empresas de hardware de robótica industrial, ou os seus revendedores ibéricos. 

Já no lado da impressão 3D, senti que tudo o que sei sobre esta tecnologia, e o que vejo a comunidade maker fazer, está ultrapassado em termos industriais. Já foram dados saltos muito mais à frente, no sentido da sofisticação das máquinas de impressão e materiais. Fiquei especialmente surpreendido pela quase banalidade da impressão 3D em metal, que há poucos anos era experimental e de usos restritos, mas hoje está ao alcance das PMEs. 

Resumindo, aquilo que digo aos meus alunos, ou em workshops, que poderá vir a ser possível com impressão 3D, ou já é possível em contextos experimentais? Tenho de rever o discurso, e mostrar que já se tornaram tecnologias comercialmente viáveis. É essa a grande aprendizagem que trago da 3D Additive Expo,

E quanto à digitalização 3D, é melhor nem falar disso. A diversidade de equipamentos de gama alta, capazes de digitalizações de alta qualidade, para engenharia reversa, metrologia, topologia e outras utilizações, era enorme. Tudo máquinas com valores a anos-luz do que uma escola (ou pequeno fablab) consegue aceder, claro.



Sem comentários:

Enviar um comentário