segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Tynker: Mover Personagens

Neste recurso, vais aprender a programar diferentes formas de mover personagens no Tynker.

Mover Personagens no Tynker

Podemos programar o movimento de personagens e outros elementos no ambiente de programação Tynker de diversas formas. Nesta página, mostramos como programar recorrendo ao posicionamento em coordenadas cartesianas



Neste vídeo, aprendes três formas de programar o movimento no Tynker: definindo os valores das coordenadas X e Y nos blogos Go to (vai para) e Glide (desliza), utilizando os sensores para programar o programa para ler as coordenadas do toque no ecrã, e utilizando geradores de números aleatórios (Pick Random - sorteia números) para que seja o programa definir para onde se movem os personagens, de forma aleatória.

Definir manualmente o movimento

Podemos, utilizando diversos blocos Glide (desliza), e um ciclo (forever), programar o movimento dos personagens. Para isso, definimos os valores das coordenadas X e Y para cada posição que desejarmos para o personagem.

Definir o Movimento com o Toque

Para tirar partido do toque no ecrã do tablet/telemóvel, usamos sensores de toque. Estes vão ler os valores X e Y das coordenadas do ponto em que o nosso dedo toca no ecrã, e se os inserirmos como coordenadas, vão permitir que o personagem se desloque com o toque do dedo. Usamos os sensores Touch X  e Touch Y. No computador, podemos usar os sensores posição X e posição Y do rato para o mesmo efeito.

No Tynker, encontras estes sensores no separador Sensores/Sensing.

Definir um Movimento Aleatório

Com este método, usas geradores de números aleatórios para que seja o programa a decidir qual a posição para onde se deslocará o personagem. Assim, programas movimentos imprevisíveis nos teus personagens. Tens de usar um bloco Pick Random (sorteia ao acaso) para as coordenadas de X e Y.

Encontras o bloco Pick Random no separador Matemática/Maths do Tynker.

Sem comentários:

Enviar um comentário