quinta-feira, 23 de março de 2023

IA Generativa @ Futurália

 

Dia 22, a tarde passou pela Futurália 2023, na FIL, a convite da Direção Geral de Educação. O desafio foi o de dinamizar atividades envolvendo Inteligência Artificial.


Optei por uma abordagem à IA Generativa, colocando os visitantes a experimentar aplicações que permitem trabalhar com geração de imagens por IA.

Explorando um pouco vertentes mais clássicas da IA, demonstrámos o potencial dos algoritmos de visão computacional aplicados à robótica, através do uso de OpenBots. Estes robots são controlados por uma app para telemóvel, que permite o treino de condução autónoma, ou o uso de reconhecimento de objetos para controlar os movimentos do robot. Como deixar o robot em modo de seguimento de pessoas era algo arriscado num local cheio de gente, pedimos ajuda a um Paddington Bear. A mobilenet, algortitmo de IA aplicado pelo OpenBot, tem uma categoria para ursos de peluche.

Estes robots foram cedidos pelo Lab Aberto para esta atividade.

E, claro, não se podia deixar de lado a ferramenta digital mais quente do momento, o Chat GPT. Aqui, a surpresa foi perceber o quanto os alunos do ensino básico e secundário, que são o público-alvo da Futurália, desconheciam a existência desta aplicação de IA que tantas questões éticas levanta. Espero que os professores deles não se chateiem muito comigo por lhes ter mostrado como automatizar a produção de trabalhos de texto.

Agradecemos à DGE pelo desafio, que nos permitiu mostrar um pouco do que se faz no AE Venda do Pinheiro, colocando a Inteligência Artificial Generativa ao serviço da criatividade dos nossos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário