Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
sexta-feira, 19 de maio de 2023
Workshop Arte e Programação - Grécia
Como parte do último encontro do projeto Erasmus Sustainability: A Future for All, irá ser dinamizado na escola anfitriã de Papagos, Atenas, um workshop de programação criativa. Dia 14 de junho, o desafio é aprender a programar em Python, com a criatividade artísticas possibilitada pelos Charms.
terça-feira, 16 de maio de 2023
Tempus edax rerum
Foi uma surpresa inesperada. Na World Robotics Olympiad, no espaço dos cursos ligados à docência de informática, programação, robótica e pensamento computacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, cruzei-me com esta verdadeira relíquia da arqueologia da tecnologia na educação.
Se não reconheceram imediatamente o artefacto, é uma tartaruga Logo, concebida no início dos anos 80 pela equipa de Seymour Papert, no âmbito da programação em linguagem Logo e do incentivo à programação como forma de desenvolvimento cognitivo das crianças. É a avó de todos os projetos de robótica educativa, o ponto de origem ao qual podemos traçar todos os projetos. Um artefacto de enorme significado na história da tecnologia na educação. E, como me disse o João Piedade, ainda funcional, embora com o problema de se encontrarem drivers e cablagens para o programar.
Ainda no âmbito da WRO, tive a oportunidade de visitar o Museu da Música Mecânica no Pinhal Novo. Entre os inúmeros artefactos funcionais de máquinas musicais e primeiros reprodutores de música gravada, encontra-se esta grafonola especial de 1915. A Edison Diamond estava concebida para aprendizagem de línguas, combinando o disco com vozes gravadas e o rolo de papel que, em simultâneo, mostrava as palavras ouvidas.
Não me é difícil imaginar, em 1915, discursos positivistas e artigos a demonstrar este artefacto como o futuro da educação, tal como hoje acontece com as ferramentas digitais mais na moda (agora, é a Inteligência Artificial, mas já passei por outras, de quadros interativos aos metaveros). Ironias à parte, a verdade é que sempre tentaremos integrar novas tecnologias ao serviço da educação, com variados níveis de eficácia, e que com a natural evolução dos tempos elas se tornarão obsoletas e esquecidas, substituídas por outras. É um processo natural, e conhecê-lo dá-nos a necessária perspetiva de longo prazo para analisar de forma crítica os deslumbres passageiros, ou o hype mercantilista que apensas visa vender gadgets.
Reparem, esta pitoresca grafonola que hoje contemplamos com ar condescente já foi a vanguarda tecnológica do seu tempo. Tempus edax rerum...
domingo, 14 de maio de 2023
Microbit na World Robotics Olympiad
O desafio partiu da ANPRI, organizadora da World Robotics Olympiad em Portugal: desenvolver workshops de programação em Microbit para visitantes do evento.
Desenvolveu-se sessões para várias turmas, partindo da introdução ao Microbit à programação mais criativa envolvendo Leds.
@archizer0 World Robotic Olympiad, organizada pela ANPRI. #anpri #edutok ♬ som original - Artur Coelho
Quanto ao evento, saímos de lá com o objetivo de, para o próximo ano, o nosso clube de robótica ser um dos participantes.
sábado, 13 de maio de 2023
Sessões Inteligência Artificial Generativa
"Ó professor, se eu lhe pedir um cão com asas de dragão, acha que...?" Não sei, vamos testar, respondo. "Então escreva aí..." In english, please, interrompo, e foi ouvir a turma a traduzir o prompt. Instantes de uma sessão sobre IA generativa para uma turma de sétimo ano, atividade da semana de departamento de matemática e ciências experimentais, que começou por dracocaninos e terminou com o ChatGPT a contar histórias sobre o universo (a aula era de ciências físico-químicas).
Por questões de tempo, tinha previsto uma sessão, mas devido ao interesse manifestado acabaram por ser três sessões. Não foram tão práticas como é habitual, mas o objetivo era o de despertar a consciência dos alunos para o potencial da Inteligência Artificial Generativa. Durante a sessão, foram exploradas aplicações de geração de imagem, NeRF, ou geração de texto. Sempre com o objetivo de mostrar que o melhor destas ferramentas está na capacidade de nos apoiar no nosso trabalho e criatividade, e não como substituição do nosso esforço, ou como forma de produzir de maneira automática trabalhos escolares.
Estas sessões também se inseriram nas atividades da Semana do Bem Estar Digital.
sexta-feira, 12 de maio de 2023
Deslocação Erasmus a Olkusz, Polónia.
Entre os dias 24 e 28 de abril, o Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro participou no penúltimo encontro do projeto Eramus+ Sustainability: A Future for All. Este encontro teve com anfitriã a escola polaca parceira neste projeto, Szkoła Podstawowa n.º 1 im. M. Kopernika, na cidade de Olkusz.
Representando o Agrupamento estiveram três docentes, a acompanhar quatro alunas de nono ano. Sobre estas, para além da participação nas atividades da semana, coube ainda apresentar Portugal aos parceiros do projeto, bem como, no caso das alunas que frequentam o clube de robótica do Agrupamento, dinamizar um workshop de programação criativa em Python com imagiCharms, para os alunos participantes. Estes incluíram crianças gregas, italianas, turcas, e uma turma de alunos polacos.
A forma como as alunas se envolveram nestas atividades, apresentando e representando o país, ou ensinando os colegas de outros países a programar, encheu os docentes de orgulho pela capacidade e cuidado demonstrado.
Ao longo da semana sucederam-se diversas atividades, que envolveram a visita à escola polaca, workshop de programação, visitas ao património natural polaco como o vale de Ojcow e o deserto de Bledow, descoberta do passado mineiro da vila de Olkusz, apresentações dos alunos da escola polaca anfitriã, jantares com famílias polacas. A semana encerrou com uma visita à cidade de Cracóvia.
Estas atividades representam um descobrir de costumes, culturas, patrimónios e vivências por parte dos nossos alunos, uma vez que um dos grandes objetivos destes projetos é o tomarem contacto com os seus pares de outros países, partilhando com eles experiências e amizades. E, com isso, contribuir para um mais profundo desenvolvimento de sentimento de pertença ao espaço europeu, bem como construir identidade europeia.
Algumas fotos da intensa semana:
Sessão Programa o Robot
Dia 3 de maio rumámos a Santo Estevão das Galés, para uma sessão de introdução à robótica com a turma de quarto ano da escola. Levámos Anprinos, Codeys e Maqueens, que fizeram as delícias destes meninos, que os programaram e meteram a mexer. Foi um momento caloroso e divertido, que gostaríamos muito que se repetisse, de forma estruturada, durante o ano letivo.