domingo, 18 de outubro de 2020

EU Codeweek 2020: Mobile Coding

Decorreu durante a semana passada a nossa primeira atividade EU Codeweek 2020. O desafio foi o de introduzir todos os alunos de 5.º ano da escola à programação. A atividade decorreu articulada com a disciplina de TIC, sendo, por questões de calendário, a primeira aula de trabalho prático dos alunos.

Este ano temos um desafio adicional. Com as condicionantes da escola em tempos de pandemia, inativou-se a sala TIC e passámos a trabalhar na sala dos alunos, exclusivamente em dispositivos móveis. Combinam-se tablets com telemóveis para abordar as experiências de aprendizagem. Se todas as semanas correrem como esta, podemos arriscar dizer que foi uma boa aposta. Mas claro que é ainda muito prematuro tirar quaisquer conclusões, o ano letivo ainda mal arrancou.


O desafio foi o de criar uma pequena animação, usando o ambiente de programação Pocket Code. Similar ao Scratch, esta app de programação visual tem como principal vantagem o ter sido concebida a pensar em dispositivos de pequeno ecrã. Isso significa que a usabilidade se mantém, independentemente do dispositivo.

Para criar a animação, os alunos tiveram de descobrir o conceito de algoritmo, e aprender as noções de sequência, evento, ciclo e tempo. Apesar do tempo reduzido, todos os alunos conseguiram chegar ao final da aula com o seu primeiro programa feito. Alegres, entusiasmados a mostrar as suas animações. E é esse o objetivo, despertar a atenção, entusiasmar. Agora, é continuar a capacitar os alunos para serem criativos com tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário