domingo, 25 de outubro de 2020

Robótica Virtual @Codeweek AEVP

Sábado, dia 24 de outubro, decorreu uma sessão de formação sobre robótica virtual com Open Roberta. Esta sessão decorreu como ACD integrada no plano de formação do CFAE Rómulo de Carvalho, Mafra. 

Esta sessão estava originalmente prevista para decorrer no espaço do Centro de Recursos Poeta José Fanha, mas dada a situação pandémica, optou-se por um modelo de sessão à distância. No entanto, optei por realizar a conferência no espaço Maker do Centro de Recursos. 

O objetivo desta sessão era o de explorar o Open Roberta enquanto forma de explorar programação de robots, especialmente dado que as regras sanitárias em vigor nos impedem de colocar nas mãos dos alunos artefactos tangíveis programáveis. A experiência adquirida nesta plataforma decorre do seu uso durante o confinamento, para desafiar os alunos a trabalhar com robótica à distância.



A sessão decorreu com uma sequência de aprendizagem, onde se exploraram diversas componentes de programação de robots: movimentos, ciclos e sensores. O que me surpreendeu foi a rapidez com que os formandos seguiram os desafios propostos. As dinâmicas de formação à distância são diferentes das presenciais. 

O número de participantes não foi elevado (aqui por Mafra não é dada grande importância a estas áreas), mas vale sempre a pena estimular a descoberta destas experiências tecnológicas. Aliás, isso foi mesmo sublinhado por uma formanda, que referiu a importância de descobrir que estas ferramentas existem. É o primeiro passo. Daí pode partir o seu uso nas práticas letivas, ou não, se não forem relevantes para as estratégias pedagógicas.

Claro, os robots Anprino foram convidados especiais. Permitiram mostrar como transpor os conceitos e ideias aprendidos virtualmente para a programação de robots reais.

Sem comentários:

Enviar um comentário