segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ligações


Maker Faire Lisbon Call For Makers: A edição deste ano da Lisbon Maker Faire já tem datas marcadas: 25 e 26 de junho, no Pavilhão do Conhecimento, e as candidaturas para projectos estão abertas. Conseguiremos estar novamente presentes neste evento que tem sido um dos principais estímulos às TIC em 3D? As Maker Faire abriram-nos horizontes, deram-nos parcerias, e aprendemos imenso. Não estaríamos na impressão 3D sem a primeira Lisbon Mini (mas não muito mini), o projecto que estamos agora a desenvolver na sala de aula em parceria com o ITQB nasceu de contactos iniciados na Faire de 2015.  O decorrer no final do ano lectivo complica a gestão do tempo, mas vamos arriscar a candidatura. Se formos aceites, inventaremos tempo.

Beesoft 3.12.1: Nova versão do Beesoft lançada. Ainda não iremos actualizar. Estamos a meio de muitos printjobs e quando se trabalha dentro do horário escolar todos os minutos contam. Os tempos de impressão não são complacentes com os nossos horários escolares. Mas mal a carga de trabalho alivie...

Did You Know You Can Turn a 2D Photo into a Printable 3D Model?: É algo que tenho debaixo de olho, porque poderia ser um projecto rápido e simples com os alunos. Já fiz algumas experiências com imagens em escala cinzenta e o gerador de terrenos do Bryce (funcionou mas correu mal), utilizando um shape generator do Tinkercad (funciona, mas não consegui aprofundar o relevo do resultado). Este artigo da Sculpteo dará mais pistas. Vejo, à partida, duas utilidades para este processo: criar modelos 3D a partir de fotos tiradas pelos alunos, e criar objectos em relevo para apoio à aprendizagem de crianças com baixa visão ou cegueira. Uma ideia que me foi proposta por uma professora de ensino especial que gostaria que os seus alunos de baixa visão pudessem perceber o que é um mapa. Dicas via GetReady4 3D.

This Birdhouse Is the Perfect Intro to Autodesk 123D: Tenho andado concentrado no Tinkercad. É web based, não tenho que me preocupar com instalar software em vinte computadores, corre muito bem no Chrome e no IE, mas suspeito que para voos mais elevados o 123D seja uma excelente alternativa. Este tutorial parece-me ser um bom ponto de partida para aprender... e depois ensinar. Resta arranjar tempo.

We’re Stoked for These 2 New Features in Meshmixer: As novas ferramentas do Meshmixer parecem prometedoras. Confesso que depois de experimentar extensivamente esta aplicação nos primeiros tempos das experiência de impressão 3D, por causa da ferramenta Make Solid, acabei por me render às virtudes da modelação 3D mais cuidada em Sketchup e Tinkercad, com passagem pelo netfabb para correcções.

Sem comentários:

Enviar um comentário